Financiar reforma pode ser boa opção para quem não pode pagar juros altos, diz Anefac
12/01/2012Uso de celular e e-mail corporativo em casa pode contar como hora extra
12/01/2012Diário do Nordeste
O projeto foi contratado pela Servtec e a Rio Bravo Investimentos e será instalado no município de Ibiapina
Mais um parque eólico começa a sair do papel, neste ano, no Ceará. Com capacidade para 24 megawatts (MW), em uma área de três mil hectares, no município de Ibiapina, o Parque Bons Ventos da Serra deverá consumir recursos da ordem de R$ 80 milhões, sendo cerca de 70% a serem financiados pelo Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Para execução do projeto, o Grupo Servtec, em parceria com a Rio Bravo Investimentos, assinou contrato com a Suzlon Energia Eólica do Brasil, subsidiária do Grupo Suzlon, quinto maior fabricante mundial de turbinas eólicas, e que, atualmente, implanta fábrica de pás no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, aqui no Estado. O investimento é de R$ 50 milhões, em uma parceria com a fabricante Aeris Energy.
O acordo assinado entre a Servtec, a Rio Bravo e a Suzlon prevê o fornecimento de aerogeradores, a implantação, operação e manutenção do projeto eólico, que receberá 12 turbinas de dois MW de potência.
Prazos
A construção do empreendimento será comissionada em fases até dezembro de 2013, quando a obra deverá estar concluída, com início das operações previsto para o começo de 2014. O Parque Bons Ventos da Serra é um dos vencedores do leilão de energia realizado em agosto do ano passado.
Licenças
Segundo Pedro Fiúza, diretor do Grupo Servtec, o empreendimento está na fase de regularização das licenças, sobretudo ambientais – atualmente possui apenas a licença prévia.
“Estamos no processo de pleito da Licença de Instalação na Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Acreditamos que no fim do primeiro trimestre deste ano, ela saia”, afirma. “Em paralelo, estamos contratando os financiamento de longo prazo com o BNDES. Nossa expectativa é de que as obras comecem no início do segundo semestre”, completa.
Parceria
Esta é a segunda parceria entre a Servtec e a Suzlon, que já implantou quatro parques da empresa no Ceará, os Bons Ventos, sendo três em Aracati e um na Taíba, totalizando 155 MW de capacidade eólica.
“A Suzlon é líder de mercado e tem grande experiência em energia eólica em economias emergentes. Temos confiança em trabalhar com eles neste segundo empreendimento, são os parceiros certos para a expansão dos nossos investimentos em energia renovável no Brasil”, comentou Lauro Fiúza, presidente do Grupo Servtec, sobre a aliança firmada.
“É um contrato muito importante para nós. Estamos felizes em trabalhar nesse segundo projeto com a Servtec, o que ressalta a satisfação do cliente com o desempenho de nossas máquinas e serviços no atual projeto Bons Ventos”, afirmou Arthur Lavieri, CEO da Suzlon Brasil.
Clique aqui para ler original.