ABRAPP e ANEFAC tornam-se entidades-membro do CODIM
09/02/2012A cidade: Comercial segura São Paulo e traz um ponto para Ribeirão
10/02/2012Pelo menos quatro geradores eólicos e uma consultoria admitiram ter realizado diversas manutenções e paradas
Problemas na rede de média tensão dos parques eólicos estão tirando o sono das empresas que investem nessa fonte. Durante o Wind Forum Brasil, realizado em São Paulo, executivos da Eletrosul, Pacific Hydro, Bons Ventos e Energimp assumiram que estão sendo obrigados a realizar constantes manutenções no grid.
Os defeitos, normalmente, estão nos pontos de conexão e emenda de cabos, entre a torre e o cúbiculo, que sai da torre e se liga à subestação. Segundo os executivos, o fato preocupa à medida em que incide em custos adicionais de manutenção – e, pior, perda de receita, uma vez que para se identificar o ponto defeituoso é preciso, às vezes, interromper a geração.
“Estava conversando com os colegas nos bastidores e percebi que o problema não é só meu, mas também é compartilhado por outras empresas do setor”, conta o gerente de operação e manutenção da Bon Ventos, Ricardo Castelo que continua: “e a única coisa que temos em comum é o fato de sermos geradores eólicos, uma vez que os projetos estão localizados em diferentes partes do País”.
Na ocasião, o gerente da Energimp, João Junqueira, chegou a tecer um relato sobre sua a questão e pediu reflexão do setor na busca por uma solução.
O diretor presidente da Multi Empreendimentos, Pedro Cavalcanti, confirmou a angustia do setor. “Temos que deixar claro que o problema não é nos parques, nem nos cabos, e sim na conexão. Existem procedimentos que estão sendo estudados para mitigar esse problema. Inclusive estamos ajudando alguns clientes a descrever esses procedimentos para realizar intervenções corretivas e preventivas a fim de solucionar o problema”, diz o executivo, que também acumula o cargo de diretor na Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica) no Nordeste.
http://www.jornaldaenergia.com.br/ler_noticia.php?id_noticia=9011