Quinze motivos para entender o porque seu médico prescreveu um medicamento manipulado
27/04/2012Saiba como comprar remédios manipulados com segurança
27/04/2012Atualmente é comum não só o consumidor de medicamentos em geral, mas a população confundir farmácia com drogaria. São dois tipos de estabelecimentos diferentes, cada qual com regras de funcionamento determinadas pela Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Algumas normas são direcionadas a todas, como a presença de um farmacêutico 24 horas por dia que pode orientar o consumidor sobre a recomendação elaborada pelo prescritor. A orientação pode ser prestada pelo balconista da farmácia, mas sobre supervisão de profissional devidamente habilitado conforme a Lei nº 5.991 de 1973.
A farmácia magistral, o único estabelecimento no país que tem licença para manipular medicamentos e fórmulas, sempre prestou assistência farmacêutica como serviço necessário ao uso correto de medicamentos, diferenciado e gratuito. Manipula medicamentos que são produzidos de acordo com a prescrição médica, isto é, na quantidade, forma e gramatura indicadas e em alguns casos, com sabor da preferência do paciente. A apresentação da receita é obrigatória. Algumas também realizam a dispensação de medicamentos originários da indústria farmacêutica.
Apenas as farmácias têm permissão para ter laboratórios próprios de acordo com a RDC 33/2000 alteradas pelas RDC 67,RDC87,RDC21 e manipular medicamentos a partir das Boas Práticas de Manipulação sendo um local de preparação, compra e dispensação de medicamentos.
O tratamento fornecido pela farmácia magistral é diferenciado porque é personalizado e se adéqua a necessidade individual de cada pessoa. Todos os tipos de pacientes estão dentro do quadro de consumidores: crianças, idosos, pacientes em cuidados paliativos, pacientes em tratamento de reposição hormonal, alérgicos a cosméticos industrializados, entre outros.
Além de ter a possibilidade de produzir fármacos descontinuados pela indústria ou ainda não disponíveis no Brasil e apresentados em estudos clínicos e atender uma possível falta de especifica de medicamentos.
A diferença entre medicamentos magistrais e industrializados também é visivelmente notada nas embalagens. Os magistrais contêm nomes do paciente e do prescritor, descrição da fórmula, posologia, horários indicados para a dose e datas de formulação e validade.
As drogarias comercializam todos os tipos de remédios produzidos apenas pela indústria farmacêutica inclusive os chamados controlados que possuem tarja preta, ou seja, o conteúdo é de alto risco e não podem ser vendidos sem prescrição médica, a receita é retida no estabelecimento após a venda e recolhida pelos serviços públicos de saúde. Os remédios já chegam prontos ao local para a venda, não há manipulação.
As mesmas têm permissão de dispensação e venda de remédios com tarja vermelha, medicamentos que não representam riscos à vida, mas podem apresentar efeitos colaterais ao uso, por isso também devem ser dispensados apenas com apresentação de receita médica. Além de produtos para manutenção da saúde e de higiene pessoal, comercializa e dispensa medicamentos sem contra indicação. E mesmo sem necessidade de prescrição médica, é preciso ter cuidado ao consumi-los, caso haja alguma dúvida nesses casos, solicite sempre assistência farmacêutica.
Sempre há uma contradição ao distinguir uma farmácia de uma drogaria, pois muitos proprietários batizam seu comércio com o nome farmácia, mesmo que o estabelecimento não manipule ou produza nenhum tipo de medicamento, apenas os dispensem. Não há uma regra ou lei que determine que a razão social ou nome fantasia de uma drogaria não possa ser o nome de farmácia. Porém são locais diferentes, com regras e serviços diferentes.
E lembre-se o consumo de qualquer tipo de medicamento deve ser seguro e eficaz, não importa se preparado em pequenas quantidades como na farmácia de manipulação ou em grandes quantidades produzidas na indústria. É necessário estar sempre atento ás recomendações e seguir corretamente a receita médica e orientações dos farmacêuticos para obter um resultado satisfatório.