Saiba como comprar remédios manipulados com segurança
27/04/2012Seminário orienta sobre regulamentação que garante aos empregados manter o mesmo plano de saúde após desligamento da empresa
27/04/2012Atuação farmacêutica visa garantir maior segurança e sucesso do tratamento
A dispensação é o serviço mais demandado nas farmácias brasileiras. Seja ela de forma ativa ou passiva, qualificada ou não, é o centro de atuação do farmacêutico magistral ao comunitário. A diferença é que agora a profissionalização dessa prática de forma ativa faz parte do protocolo de Dispensação Ativa desenvolvido pela Anfarmag, com base no documento “Consenso sobre Atencion Farmaceutica” do Ministério da Saúde Espanhol.
O objetivo do protocolo é oferecer aos farmacêuticos maior segurança para atuarem como agentes de saúde ativos e referendados nas farmácias magistrais. “A prática desta nova postura dos farmacêuticos ainda causa estranheza aos pacientes que procuram os estabelecimentos para aviarem seus medicamentos. Mas este é um problema cultural da população, até então acostumada apenas com a postura passiva do profissional, que não questionava o cliente sobre o uso da medicação. Acredito que o tempo comprovará que a prática da dispensação ativa só traz benefícios“, comenta Ivan da Gama Teixeira, diretor da Anfarmag.
O diretor lembra, ainda que os medicamentos sempre foram tratados como meros objetos de consumo, mas na realidade eles são produtos importantes para a manutenção da boa saúde da população e, como tal, devem ser usados da forma correta e responsável. Conferir o receituário, detectar possíveis problemas e fornecer aos pacientes todas as instruções para seu uso correto, além de verificar os motivos da prescrição, se o medicamento é indicado para ele (sua utilização pode confrontar com outras enfermidades ou uma gravidez) e o consumo administrado de forma correta, práticas da dispensação ativa, só irão colaborar para o sucesso do tratamento.