Medicamentos manipulados evitam o desperdício de remédios
27/04/2012Medicamento magistral é melhor solução para tratamento personalizado de crianças
27/04/2012A modulação hormonal realizada com hormônios bioidênticos é uma forma de prevenção e tratamento aplicável a todas as pessoas em algum momento da vida. O êxito desse tipo de tratamento depende da avaliação criteriosa do quadro de saúde de cada paciente, envolvendo sintomas, histórico de vida pessoal e familiar, resultados de exames laboratoriais e hábitos e estilo de vida, entre outros itens, segundo Reginalda Russo, que integra a diretoria técnica da Anfarmag e atua na área de modulação hormonal há nove anos.
Reginalda ressalta que “o tratamento com hormônios bioidênticos, acompanhado por médicos, é sempre individual e personalizado”. Assim, os produtos necessários podem ser aviados em farmácias magistrais, mediante prescrição médica.
“Esse tema está em alta tanto para a classe médica quanto para o público leigo e vai evoluir ainda mais nos próximos anos. Certamente se trata de uma excelente oportunidade para as farmácias magistrais, devido à elevada especificidade da terapia na adequação da via de administração e na dose posológica. A eficácia do tratamento se deve à sua total individualização e, nesse caso, somente a manipulação magistral é preparada para atender a esse critério”, pontuou Reginalda.
Definição — Hormônios bioidênticos são substâncias quimicamente idênticas aos hormônios produzidos normalmente pelo organismo humano e que podem ser utilizados para devolver o equilíbrio hormonal em situações em que a produção está baixa a ponto de prejudicar a saúde. Atuante no segmento magistral desde 1990, Reginalda Russo publicou o livro “Terapia de modulação hormonal bioidêntica” no ano passado.
EIFM – Reginalda Russo ministrará um curso sobre hormônios bioidênticos no “Encontro Internacional de Farmacêuticos Magistrais”, — evento promovido pela Anfarmag que vai acontecerem São Paulo(SP) nos dias 1º, 2 e 3 de julho.
Ela abordará os seguintes itens: 1. fisiologia e farmacologia dos hormônios esteroidais; 2. envelhecimento hormonal; 3. história da modulação hormonal/ fundamentos científicos e controvérsias; 4. conceitos e fontes: hormônios sintéticos, naturais e bioidênticos; 5. hormônios esteroidais sexuais e vias de administração; e 6. terapia de modulação hormonal bioidêntica feminina e masculina (climatério/ menopausa e declínio androgênico/ reposição de andrógenos, respectivamente), entre outros itens. Na ocasião, também participará de uma mesa redonda sobre o assunto.