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15/06/2012DCI: E-commerce soma 2% das vendas do comércio
15/06/2012Eliane Quinalia
14/06/2012
Os varejistas que atuam com a venda de produtos de forma exclusiva para internet tiveram um crescimento 67% superior ao dos lojistas que utilizam os canais online e físico para efetuar suas vendas. A informação é da Braspag e foi divulgada nesta quinta-feira (14) na eShow 2012.
De acordo com o levantamento, que analisou as vendas de ambas companhias, os comerciantes que trabalham unicamente com o canal online (também chamados de Pureplayers) responderam por 127% das vendas realizadas nos quatro primeiros meses deste ano. Já os lojistas que mantêm lojas físicas e virtuais (Multicanais) cresceram apenas 76%.
Faturamento é inferior
E uma coisa seja dita: apesar do crescimento superior dos sites Pureplayers, o melhor faturamento ainda é das Multicanais. “O ticket médio do Multicanal é maior”, informa o estudo.
Segundo o CEO da Braspag, Gastão Mattos, o ticket de vendas média das MultiCanais é o dobro. “No período analisado, o ticket médio em 2011 da MultiCanal foi de R$ 380 contra R$ 208 da Pureplayer. Esse ano, o comércio online das lojas multicanal subiu o ticket médio para R$ 411 e o Pureplayer caiu para R$ 196″, explica.
Assim, enquanto o ticket médio do multicanal cresceu a uma taxa de 8%, o da pureplayer diminuiu 6%, o que pode ser facilmente explicado pela natureza dessas lojas, que vendem uma única categoria de produto.
A pesquisa
O estudo da Braspag avalia a performance do e-commerce entre 2011 e 2012 tomando como base o perfil Pureplayer, que nada mais são que as lojas que trabalham unicamente com o canal de vendas online e o Multicanal, quando as lojas têm uma operação de venda simultânea nos canais fisicos e online.