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15/06/2012SÃO PAULO – As vendas de varejistas que operam apenas pela internet (lojas virtuais “puras”) crescem mais do que as vendas de comércio eletrônico de multicanais. As primeiras avançaram 127% entre janeiro e abril deste ano ante o mesmo período do ano passado, enquanto as últimas aumentaram 76%. Os dados são de um levantamento realizado pela empresa de pagamento eletrônico Braspag.
As lojas virtuais “puras” já representam 20% do mercado, de acordo com a pesquisa. “São lojas muito especializadas e que por isso conseguem entender melhor o mercado e penetrar com maior velocidade”, diz Gastão Mattos, executivo-chefe da Braspag.
De acordo com Mattos, há cerca de quatro anos uma nova tendência começou a se desenhar no mercado de comércio eletrônico no Brasil. “As lojas puras começaram a ter sucesso”, diz.
Mas o tíquete médio das varejistas multicanais (R$ 411) é mais do que o dobro do verificado nas lojas puras (R$ 196). O que explica isso, segundo Mattos, é que o grande volume de vendas das multicanais é formado por produtos de alto valor agregado, como artigos de informática, linha branca e eletrônicos. No caso das lojas puras, nos últimos cinco anos, aumentou a relevância de lojas que vendem roupas, calçados e acessórios, que têm tíquete médio menor.
O varejo eletrônico movimentou R$ 18,7 bilhões em 2011, em crescimento de 26% sobre 2010, de acordo com a consultoria e-bit. O comércio on-line representa hoje mais de 2% do varejo total no Brasil, segundo o levantamento da Braspag. Em 2002, essa fatia era de 0,35%. De acordo com Mattos, nos Estados Unidos, onde o comércio eletrônico é mais avançado, o índice é de 5%.
A Braspag analisou informações de uma amostra de 16 lojas on-line de médio e grande porte, oito multicanais e oito que atuam apenas on-line.
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