Estudo Braspag que compara desempenho de lojas MultiCanal e Pureplayers no e-commerce será apresentado nesta quinta, 12h, na eShow 2012
13/06/2012As taxas de juros das operações de crédito foram novamente reduzidas em maio/2012
13/06/2012Crescimento na quantidade de vendas (127% x 76%) dos Pureplayers, não se reflete no faturamento, pois o ticket médio do MultiCanal é maior, afere nova métrica do mercado feita sobre transações efetivas.
O Estudo Braspag Comparativo MultiCanal x Pureplayers apurou que hoje os varejistas dedicados exclusivamente ao comércio pela Internet já detêm 20% do total das vendas. Dezesseis anos depois de ser implantado, e uma década depois da bolha da web de 2001, o e-commerce no Brasil cresceu seis vezes e corresponde agora a 2% de total de vendas de todo o comercio varejista. De acordo com o CEO da Braspag e responsável pelo estudo, Gastão Mattos, neste ano, a quantidade de lojas entrantes no mercado são equivalentes entre abordagem Pureplayer x Multicanal em comparação com o constatado no ano passado, quando havia predomínio do Multicanal. “Contudo, existe uma tendência de maior relevância na abordagem Pureplayers para novos entrantes”, analisa. A curva do aprendizado é mais curta, a terceirização de processos chave (gateway de pagamento, anti fraude, logística, etc.) tornou menos complexa o desenvolvimento do negócio, permitindo ao empreendedor focar a atividade de venda. “O mercado está mais maduro, com os consumidores online crescendo, gerando uma forte migração para as compras pela Internet”.
O Estudo Braspag Comparativo MultiCanal x Pureplayers é uma nova métrica de avaliação da performance do e-commerce, feito com base amostral, segmentando perfil Pureplayer x Multicanal, que compara mesmos períodos entre dois anos (no caso os primeiros quadrimestres de 2011 x 2012). Os dados não podem ser particularizados e refletem média amostral em cada perfil analisado. MultiCanal são as lojas com operação de venda simultânea nos canais fisicos e online. E Pureplayers as lojas com uso exclusivo do canal de venda online.
De acordo com os dados avaliados, o maior crescimento na quantidade de vendas (127% x 76%) dos Pureplayers, não se reflete no faturamento, pois o ticket médio do Multicanal é maior. Segundo Gastão Mattos, o ticket de vendas média das MultiCanais é o dobro. No período analisado, o ticket médio em 2011 da MultiCanal é de R$ 380 contra R$ 208 da Pureplayer. Esse ano, o comércio online de lojas multicanal subiu o ticket médio para R$ 411 e o Pureplayer caiu para R$ 196, ou seja, o ticket médio do multicanal crescendo 8% ao passo que do pureplayer diminuiu 6%. “O percentual menor das pureplayers é facilmente explicado pela natureza dessas lojas, quase sempre de nicho, que vende uma categoria de produto”.
Na forma de receber os pagamentos, nas lojas multicanais há predominância do cartão de crédito, em volume de compra, 77%, e em valor, 81%, mas também tem expressão a quantidade de boleto e de débito online proprietário. Já nas lojas pureplayer a concentração é brutal no cartão de credito.
Outra dado que o estudo demonstra é o perfil de quem ingressa no varejo online. Nos primeiros quatro meses de 2011 a Braspag agregou 39 lojas novas no portfólio, sendo 28 delas multicanal e 11 pureplayer. Em 2012, no mesmo período, as 59 lojas agregadas ao gateway Pagador são 30 multicanal e 29 pureplayer.
Os dados completos do estudo estão no anexo.
O Estudo Braspag Comparativo MultiCanal x Pureplayers foi apresentado pela primeira vez no fórum “Varejo Online no Brasil – Estudo comparativo na abordagem Multi canal x Pureplayers”, que aconteceu nesta quinta, 14, na “eShow 2012 – Feira e Congresso Internacional de E-commerce”, Marketing Online, Hosting & Cloud, Social Media e Mobile, em São Paulo.
Saiba mais sobre a Braspag
Constituída em 2005 e adquirida pela Cielo em 2011, a Braspag estima deter um market share de 60% do mercado de Gateway de Pagamentos, atuando nas principais lojas de e-commerce e call center da América Latina. A empresa processou 42 milhões de transações no ano passado e prevê 65 milhoes para 2012. A plataforma da empresa integra todos os meios de pagamento e consolida o processo de contas a receber das principais lojas virtuais do Brasil. Fornece a empresas de todos os portes uma solução consolidada para processamento de transações no Brasil e também para México, Colômbia, Argentina e Chile.
O Gateway de Pagamento é a empresa que checa todos os dados de uma operação de compra feito por meio eletrônico e autoriza a sua realização.
A plataforma de Gateway de Pagamentos da Braspag interliga o comerciante aos mais diversos meios de pagamento online, como Cartão de Crédito (todas as bandeiras), Débito, Boleto Bancário, Financiamento e outros. Possui também solução de Conciliação, Prevenção a Fraude, Pagamentos Recorrentes , Reembolso e Cartão Protegido, uma vez que é PCI 2.0.Mais informações em www.braspag.com.br