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17/07/2012Comércio eletrônico já representa 2% do comércio varejista brasileiro, reflexo da facilidade de compra, longos parcelamentos e entregas rápidas.
O mercado brasileiro de comércio eletrônico está mais maduro, com uma forte migração para as compras pela internet, e já alcança 2% de todo o comércio varejista do país, segundo a Braspag, operadora responsável por 60% do e-commerce do Brasil. O valor médio das compras em lojas que operam tanto na internet quanto em lojas físicas é atualmente de R$ 411 e no caso das empresas que só vendem pela internet é de R$ 196, com o predomínio do pagamento com cartão de crédito nos dois casos.
Para o comentarista de economia Gustavo Petró, essa é uma tendência que já dura alguns anos devido à facilidade de compra, longos parcelamentos e entregas rápidas. No entanto, Petró destacou que as lojas virtuais precisam melhorar na entrega. “Embora entreguem em um dia útil, às vezes os produtos demoram muito mais para chegar. Uma falha que muita gente está reclamando, de compras em lojas on-line, que não recebem os produtos em casa”.
O comentarista também comentou o sucesso do novo tablet do Google, Nexus 7, que desbancou o Kindle Fire e abre o mercado de tablets de 7 polegadas. De acordo com Petró, há rumores que a Apple quer lançar um iPad mini no final do ano para concorrer.
Outro assunto foi os aplicativos que lembra a aproximação dos prazos das contas a pagar e ajuda as crianças a contabilizarem a moedas depositadas no porquinho. Além disso, foi discutida a venda da rede de compartilhamento de notícias Digg, muito usada nos anos2000. ADigg chegou a ser avaliada em US$160 milhões e o Google já ofereceu US$ 200 milhões, mas foi vendida para a Betaworks por US$ 500 mil. Veja em vídeo a entrevista completa.