DCI: Pequenas estrangeiras têm dificuldades com as regras
15/04/2013Folha de S. Paulo: Juro a pessoa física fica em 5,4% em março e segue no menor nível histórico
18/04/2013Sabesp e o Grupo Bueno Netto assinaram neste terça, 16, acordo para a implantação dos coletores-tronco Morumbi e Paes Mendonça, ambos de grande porte, que fazem parte da terceira etapa do Projeto Tietê. Por meio de um Instrumento de Transação e Parceria, a Bueno Netto cederá espaço para a execução das obras.
A área, por onde passarão os coletores, conta com 137 mil m² e fica ao longo da Marginal Pinheiros. O terreno está inserido em região de 218 mil m² na qual será construído um grande empreendimento imobiliário do Grupo Bueno Netto. Diante do interesse público e do compromisso com as questões ambientais, a construtora oferece o terreno, sem qualquer custo para a Sabesp.
“Temos um prazo para concluir a obra e essa parceria da Bueno Netto possibilitará que a Sabesp cumpra o cronograma. Se tivéssemos que mudar o traçado, poderíamos perder recursos financeiros e teríamos que postergar a obra e a melhora da questão ambiental do Morumbi”, destacou Milton de Oliveira, Superintendente da Unidade de Negócio Oeste da Sabesp.
O coletor-tronco Morumbi terá 505 metros de extensão, beneficiando cerca de 4 mil pessoas. Os investimentos serão de R$ 1,5 milhão. Quando os empreendimentos do Grupo Bueno Netto no local estiverem finalizados, o número de pessoas beneficiadas será ainda maior. Já o coletor–tronco Paes Mendonça soma investimentos de R$ 1,8 milhão e 669 metros de extensão. Com esta obra, cerca de 3 mil pessoas serão beneficiadas. A previsão é que os coletores sejam concluídos até o segundo semestre de 2013.
Os dois coletores-tronco serão conectados ao interceptor IPI-08. As intervenções do IPI-08 incluem um conjunto de 24 obras, que são fundamentais para que o esgoto coletado na região seja levado até a estação de tratamento, em Barueri. Na beira do Rio Pinheiros estão sendo instalados 2,2 km de tubos, sendo 1 km perfurado através de rocha maciça. A obra inclui ainda a travessia por baixo do rio, com 203 metros de extensão.
Com a conclusão do conjunto de obras do IP-08, o esgoto de 80 mil moradores do Panamby, Real Parque e Vila Andrade serão tratados. Deste modo, o interceptor fecha a espinha dorsal de coleta de esgoto no Rio Pinheiros. Toda a extensão do rio, dos dois lados, passará a ter tubulações que encaminharão os efluentes para tratamento.