Investigação de Haroldo Palo Jr. sobre ecossistemas e biologia dos animais e plantas mais ameaçados de extinção torna-se obra de referência editada pela Neotropica
03/06/2013Gestão estratégica de escritório de advocacia atrai interesse de bancas fora do eixo São Paulo – Rio
04/06/2013Durante quase 2 anos, os biólogos do OBBIO — Observatório da Biodiversidade — investigaram o comportamento do Molothrus bonariensis, mais conhecido como chupim, ave enraizada no imaginário cotidiano como personificação de quem vive melhor à custa dos outros. Como se sabe, o chupim pratica uma forma de parasitismo pela qual coloca seus ovos no ninho de outra espécie de ave — normalmente bem-te-vi ou tico-tico — para que ela os choque e alimente os filhotes depois. Embora seja largamente conhecido, esse fenômeno nunca havia sido registrado antes em vídeo. Depois de instalar câmeras junto a diversos ninhos, em plena Mata Atlântica intocada, os pesquisadores obtiveram sucesso, registrando o exato momento em que, não uma, mas várias fêmeas de chupim depositam seus ovos em um ninho de tico-tico. Dias depois, as mamães tico-tico já estão alimentando os filhotes de chupim — curiosamente, maiores do que a mãe adotiva.
Saiba mais:
Observatório da Biodiversidade (OBBIO) <http://www.facebook.com/obbio.com.br> é uma rede de observação da vida e da natureza, composta por pontos de observação inseridos em biomas diversos, com a finalidade de gerar e propagar conteúdo de interesse científico e educacional. É composto pelos pontos de observação colocados nas unidades do CEB, e também receberá conteúdo gerado por colaboradores externos.
O Centro de Estudos da Biodiversidade (CEB) <http://www.reservabetary.com.br/index.html> sediado na Reserva Betary é uma iniciativa pioneira na região onde foi criado. Seu propósito é o de desenvolver pesquisas e estudos sobre a biodiversidade dos ecossistemas brasileiros e subsidiar ações conservacionistas na região da Mata Atlântica, além de promover sua divulgação junto à sociedade, para incentivar a conservação dos seres vivos e seus habitats. A proposta de conservação do CEB visa à prática de manejo integrado na área da Reserva Betary para garantir a manutenção da diversidade de espécies da fauna e flora da região.
A CPEA – Consultoria, Planejamento e Estudos Ambientais tem por objetivo a realização de estudos destinados a assessorar e orientar ações preventivas e corretivas de impactos e produzir soluções para o licenciamento e a gestão ambiental de empreendimentos. A empresa presta serviços em todo o território nacional, atendendo a demandas dos setores de mineração, agricultura, indústria, empreendimentos imobiliários e de infra-estrutura. Mais informações em http://www.cpeanet.com.br/index.html.
A Editora Neotropica desenvolve projetos destinados à difusão do conhecimento sobre os ecossistemas, a fauna e a flora do Brasil. Em 2008, ampliou sua área de atuação, tanto no que se refere aos temas publicados quanto às plataformas utilizadas com a Neotropica Multimedia, Hoje, a empresa publica ebooks e desenvolve, a partir deles, a produção de livros customizados.
Através de palestras e exposições fotográficas, Haroldo Palo Jr <http://www.brazilimagebank.com/ptbr/content/view/5/38/lang,pt/> . tem divulgado nas escolas e para o público em geral, os problemas de conservação do meio ambiente e informações sobre ecologia, ecossistemas e biologia dos animais e plantas mais ameaçados de extinção. Atualmente, dispõe de um arquivo com mais de 80.000 fotografias (cromos) e cerca de 500 horas de imagens de vídeo em Betacam-SP e Betacam Digital sobre Natureza, classificadas e identificadas cientificamente. Iniciou-se na fotografia participando de foto-clubes no interior de São Paulo, entre 75/78 (São Carlos e Jaú). Nesta fase, de 4 anos, utilizou basicamente o preto e branco. A partir de 1979, dedicou-se exclusivamente à fotografia de Natureza.