Folha de S. Paulo: Juros sobem em junho e alta deve persistir nos próximos meses, diz Anefac
17/07/2013Brasil Econômico: Taxas de juros sobem em junho e devem crescer mais
17/07/2013SÃO PAULO – As taxas de juros cobradas em operações de crédito sofreram leve aumento em junho e voltaram ao patamar mais alto desde novembro, refletindo o aumento da Selic, segundo a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), que prevê mais elevações à frente.
Para as pessoas físicas, a taxa média cobrada nos empréstimos subiu 0,02 ponto percentual e chegou a 5,45% ao mês. Houve aumento em três das seis linhas pesquisadas (cheque especial, empréstimo pessoal em bancos e empréstimo pessoal em financeiras) e estabilidade nas demais (juros do comércio, cartão de crédito rotativo e CDC para aquisição de veículos).
A taxa do cartão de crédito continua sendo a mais alta entre as opções dessa amostra, de 9,37% ao mês, apesar de já ter caído ao menor nível da série histórica (com início em 1995). A mais baixa é o CDC para aquisição de veículos, de 1,53%.
No caso das empresas, o juro médio aumentou 0,04 ponto percentual e ficou em 3,09% ao mês. Das três linhas pesquisadas, houve elevação em duas (capital de giro e desconto de duplicatas) e queda em uma (conta garantida).
(Valor)