Press-Release – Clientes determinam novo posicionamento estratégico do Viseu Advogados
03/09/2014O problema de classificação dos consumidores: a legalidade dos sistemas de Scoring (Viseu Advogados)
03/09/2014Viseu investe em um novo posicionamento
Vanessa Stecanella
inCompartilhar
Após cisão, banca saltou de 18 funcionários para 142 e tem planos de registrar crescimento no lucro de 25% ao ano, para dobrar de tamanho em quatro anos
SÃO PAULO
As duas décadas de existência deram maturidade ao Viseu Advogados para enfrentar um novo momento do mercado, que pode ser qualificado como saturado. A opinião é do advogado João Paulo Rossi Júlio, responsável pela coordenação de um trabalho que resultou em um novo posicionamento estratégico para a banca paulista que, após uma cisão, cinco anos atrás, ficou com apenas 18 funcionários. Desde então, o escritório ampliou seu quadro para 142 profissionais e tem planos de registrar crescimento anual de 25% no lucro, para dobrar de tamanho em quatro anos.
“No ano passado já superamos nossa meta com lucro 29% superior ao obtido em 2012”, disse o sócio, sem revelar as cifras.
Segundo ele, a banca procurou nos últimos cinco anos consolidar sua identidade, algo que determinou a necessidade de uma reavaliação dos seus rumos. “A partir da compilação de dados do setor jurídico e de uma análise profunda do perfil do escritório, de suas áreas de atuação, de seus integrantes e clientes, foram reconhecidos atributos e oportunidades que o escritório poderia desenvolver e explorar”, conta o advogado, que contou com o apoio de duas consultorias, durante oito meses, para o projeto.
O novo posicionamento deve “quebrar” a percepção comum de que advogados são orientados para a prática de determinada especialização do direito, e não a um segmento de clientes ou do mercado, explica João Paulo Rossi Julio. “É preciso resistir à percepção de que a advocacia empresarial caminha para soluções ‘comoditizadas’, e voltarmos a levar em conta na solução apresentada as sutilezas de cada negócio ou os desafios trazidos pelo cliente.”
De acordo com o sócio, dados da Ordem Brasileira dos Advogados (OAB) mostram que um de cada 305 brasileiros é advogado. Há pelo menos 632 mil advogados ativos no País para uma população de 193 milhões de brasileiros. “Visivelmente, o setor é muito pulverizado e com diferentes níveis de qualidade”, observa.
Diferencial
O advogado Ricardo Martins Motta, outro sócio do Viseu, conta que o principal foco, atualmente, está na dedicação ao negócio do cliente. “A equipe procura participar das rotinas dos clientes para entender a operação do começo ao fim e apresentar uma melhor solução preventiva. A assessoria preventiva é muito mais importante, além de representar um custo menor”, explica.
Ricardo Motta afirma que, com a criação de juizados especiais de direito do consumidor, os escritórios tiveram que procurar uma especialização para atender as grandes empresas, especialmente dos segmentos financeiro, consumo e varejo. “O consumidor passou a ser mais exigente, mas na maioria das vezes reclama sem ter razão. A maioria das reclamações surgem pelo maior acesso ao Procon”, acredita.
Equipe
Dos 142 contratados, 65 são advogados. “Uma pesquisa interna mostra que 92% têm orgulho em fazer parte da equipe”, comenta Rossi Julio, revelando ainda que 68% do total é composto por mulheres.
“Foi pensando na satisfação dos profissionais, por exemplo, que passamos a oferecer vagas em home-office. Já temos 16 pessoas que trabalham de casa, como o compromisso de estar na sede a cada 15 dias.” Motta complementa que o maior ganho com os empregados em home-office é de eficiência e menor desgaste com mobilidade.
A banca também adotou uma mensuração permanente do relacionamento, com indicadores de performance atrelados a remuneração variável das equipes em São Paulo e no Rio.