Trechos do BRT Campinas devem receber ônibus
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20/06/2018G1 16/05/18
Prefeitura de Campinas mostra trecho do BRT e prevê obras na John Boyd em 60 dias; ‘trecho de maior impacto’, diz Emdec
Sistema prevê corredores exclusivos para ônibus rápidos em várias regiões de Campinas.
Por Luciano Calafiori, G1 Campinas e Região
16/05/2018 15h41 Atualizado há 18 horas
G1 mostra trecho de 3 quilômetros praticamente pronto do BRT na Vila Teixeira
A Prefeitura de Campinas (SP) apresentou nesta quarta-feira (16) um trecho de três quilômetros pavimentados do BRT –Ônibus de Trânsito Rápido- entre os bairros Botafogo e a Vila Texeira, mas também anunciou para 60 dias o início das obras na Avenida Jonh Boyd Dunlop. [Veja o trecho já pavimentado no vídeo acima].
A via tem tráfego diário entre 80 e 85 mil veículos, o dobro do trecho da Ruy Rodrigues, com canteiro de obras aberto há cerca de um mês.
Os trabalhos na John Boyd serão os de maiores impactos na cidade para motoristas, moradores do entorno e o comércio em geral. Os comerciantes terão de adaptar entradas e estacionamentos das lojas. O prazo final das obras não foi anunciado, mas o cronograma geral está dentro do acordado.
Os três trechos considerados mais ‘nervosos’ na implantação do BRT, segundo a administração, ficam no início da avenida, perto do Shopping Unimart e no Jardim Londres. O terceiro fica nas proximidades do Hospital da Puc-Campinas.
Rotas alternativas
Serão implantados desvios e rotas alternativas no trânsito, porque uma das faixas ficará para o canteiro de obras. A segunda será dividida pelo tráfego -veículos e ônibus- .
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) divulgará em breve um diagrama com os tempos de deslocamentos que serão aumentados para quem usará a John Boyd com as obras em andamento em dois meses.
“Nós vamos pegar uma das principais avenidas de Campinas. Uma avenida que tem uma infinidade de problemas e tem muito trânsito. É a nossa campeã de acidentes e uma região que nos preocupa muito”, explicou o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.
Ainda segundo Barreiro, as obras vão remodelar a avenida de uma maneira geral.
“Nós vamos fazer corredores de ônibus no seio da avenida. E, ao lado, vias de corredor para os outros veículos”, completa o secretário.
Hoje, a John Boyd tem três faixas em alguns trechos. Com o BRT, serão três ao longo da via.
Um complicador é o fato de a Avenida John Boyd Dunlop não ter mantido ao longo dos anos os 50 metros de largura das diretrizes iniciais. Se tivesse, segundo a Emdec, já teria marginais no trecho todo.
Obras quase prontas do Corredor BRT nas proximidades da Avenida John Boyd Dunlop, em Campinas (Foto: Luciano Calafiori/G1)
Retirada de cruzamentos
O projeto prevê ainda a retirada de vários cruzamentos ao longo da via, porém, com o sistema em funcionamento, isso ajudará no aumento da velocidade média de circulação dos veículos.
No caso dos ônibus, eles circulam com velocidade média de 11 a 12 km/h nas partes sem trechos exclusivos para coletivos.
Na faixa exclusiva, a velocidade média sobe para entre 19 e 21 km/h, dependendo do horário. No Corredor BRT, a média subirá para entre 28 e 30 km/h.
3 km de pavimento
A Secretaria de Transportes mostrou nesta quarta os primeiros três quilômetros de trecho pavimentado do BRT na região do bairro Botafogo (veja no vídeo no início da reportagem).
O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), assinou a ordem de serviço para a construção das estações de transferências do Bonfim, Rodoviária e Avenida Alberto Sarmento. O investimento será de R$ 6 milhões. A estação da Vila Teixeira já está quase pronta, faltando apenas o acabamento.
Estação de Transferência do BRT na Vila Teixeira, em Campinas (Foto: Vaner Santos/EPTV )
Lotes do BRT
A construção dos corredores do BRT foram divididos em 4 lotes. O primeiro trecho é do Corredor Campo Grande. Ele vai ligar a região central até a Vila Aurocan. A extensão será de 4,3 km. Nesta etapa conta ainda o Corredor Perimetral, com 4,1 km.
O corredor dois terá os trechos 2, 3 e 4 do Corredor Campo Grande. Esses trechos são da ligação da Vila Aurocan até o Terminal Itajaí, totalizando 13,6 km. O trecho 2 será da Vila Aurocan até a ponte sobre a Rodovia dos Bandeirantes (SP-348), com 5 km.
O trecho 3 contempla a ponte da Rodovia dos Bandeirantes até o Terminal Campo Grande, totalizando 6,4 km. E o trecho 4, do Terminal Campo Grande até o Terminal Itajaí, totalizando 2,2 km.
O Lote 3 terá trecho 1 do Corredor Ouro Verde, que liga a região central até a Estação Campos Elíseos, com 4,8 km de extensão.
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