Artigo: Relativização do direito de penhora de
13/06/2019Capacitação de talentos na era digital é um
14/06/2019cenário digital, diz secretário nacional do Consumidor
O atual momento da economia brasileira demanda analisar como as legislações que tratam das relações de consumo se adequam na era digital. A afirmação é de Luciano Benneti Timm, secretário nacional do Consumidor (Senacom/Ministério da Justiça), na manhã desta quinta-feira, 13, durante o Smart Customer, evento que discute a capacitação de talentos na era digital. O direito do consumidor precisa ser pensado no ambiente digital e estar adaptado para as demandas do Século 21, disse na palestra magna que teve como tema a “Proteção do Consumidor na Era Digital: o caso do consumidor.gov.br”.
De acordo com o secretário, o atual cenário difere do momento quando o Código do Consumidor foi sancionado, no começo dos anos 90. Época de instabilidade monetária quando alguns dos maiores desafios da população consumidora era quitar o financiamento habitacional. Hoje, o cenário demanda entender o perfil do consumidor moderno, que tem mais acesso às informações, com maior autonomia e engajamento, diz Luciano Timm. Um consumidor que exige transparência e verdade das empresas.
E não só o perfil do consumidor mudou, mas o próprio modelo de negócios dos fornecedores de produtos e prestadores de serviços. De acordo com Luciano Timm, a partir da observação do mercado e nos resultados da plataforma consumidor.gov, é notório que empresas nascidas digitalmente possuem, proporcionalmente, menos reclamações e índices maiores de resolução se comparadas com empresas nascidas no século passado.
A legislação do consumidor também deve prever, além de outras questões, demandas como proteção de dados e direito à privacidade das informações, diz. Dentre as leis que cita, Timm indicou que é preciso repensar a lei dos Serviços de Atendimento ao Consumidor em torno das novas tecnologias e plataformas de comunicação on-line.
SMART COSTUMER
Com o tema sobre a capacitação de talentos na era digital, a sétima edição do evento traz painéis e palestras que abordam as situações críticas envolvendo pessoas, processos e tecnologias; a autonomia da linha de frente no relacionamento com o cliente; a transformação digital impactando na gestão do relacionamento; o impacto dos canais digitais na jornada do cliente e sua influência no relacionamento; a satisfação dos colaboradores como garantia da satisfação do cliente digital.
Prêmio SMART
No congresso será entregue o Prêmio SMART, que tem como objetivo distinguir e reconhecer as melhores práticas em relacionamento com o cliente em Serviços, Telecom e Utilities. O Prêmio SMART é dirigido a todas empresas da cadeia e fornecedores de tecnologia, consultoria e outros e está com inscrições e entrega dos cases prorrogadas até o dia 17 de maio. Os cases inscritos concorrem nas seguintes categorias: Customer Experience, Comunicação Interna, Inovação em Relacionamento, Pesquisa e Desenvolvimento, Relacionamento Digital, Respeito ao Cliente, Automação da Experiência do Cliente, Tecnologia para Relacionamento, Treinamento e Capacitação e Startups.