Capacitação de talentos na era digital é um
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Por mais que haja inovação tecnológica constante, é preciso pensar em modelos ágeis para engajar funcionários. Atualmente, 85% dos trabalhadores das empresas deixam os postos em até 2 anos .A indicação é de Ana Paula Rodrigues, diretora de Gente e Relacionamento de Cliente da Algar Telecom, durante o Smart Costumer, congresso realizado em São Paulo – SP nesta sexta-feira e que debate a gestão de talentos na era digital.
De acordo com o que diz, as empresas precisam ter em mente que os funcionários, assim como os clientes finais, buscam propósito e valor. Em média, 25% dos funcionários avaliam ter experiências positivas com as empresas que trabalham. Já 64% divulgam experiência negativa para seus amigos e outros 38% deixam de consumir qualquer produto ou serviço.
Para Ana Paula Rodrigues, as empresas possuem, no momento, um desafio de passar das formas tradicionais de trabalho para as novas realidades na era digital. Os clientes procuram a transformação e os colaboradores seguem no mesmo ritmo, buscando propostas e soluções que pensem no fator humano – algo que vai além das tecnologias disruptivas.
A tecnologia traz novas formas, mas o lado humano sempre precisa ter sua atenção. Para Ana Paula, as empresas precisam seguir uma visão nova e maximizar o aprendizado dos funcionários – mesmo com erros no dia a dia do trabalho. Mas buscar novas formas de gestão e de pensar o relacionamento com o funcionário, de forma personalizada e que permita o desenvolvimento dos talentos.
Segundo diz, é preciso pensar o futuro do setor de relacionamento, depende de algumas medidas já feitas no agora. Como empoderar times e cada pessoa para que todos se sintam motivados para tomar decisões diretas com o cliente. Esse é uma mudança de cultura e gestão das empresas que chegou num ponto de virada impossível de se retornar, diz.