Artigo: Recuperação extrajudicial diante
24/03/2020Bolsonaro diz que revogou suspensão de contrato de trabalho por 4 meses
26/03/2020
Aspectos legais e questões financeiras precisam de atenção
A crise gerada pela pandemia do novo coronavírus afeta em cheio as micro e pequenas empresas, negócios que sustentam a maioria das famílias brasileiras. O programa “Por Conta Própria”, na BandNews, entrevistou o advogado Leonardo Jubilut e tratou de assuntos que, mais do que nunca, necessitam de atenção especial: os aspectos legais e as questões financeiras.
Jubilut, que é especialista em direito do trabalho, diz que o desafio é grande, mas a legislação traz algumas previsões para momentos atípicos como esse. “Uma das possibilidades previstas na CLT é a redução de até 25% do salário dos funcionários em situação de força maior, como essa. É importante, no entanto, que as empresas façam negociações com sindicatos e associações de forma emergencial. Este é um momento em que todos têm de ceder”, afirma o advogado.
O advogado ressalta a necessidade de o empreendedor se cercar de segurança jurídica, formalizando quaisquer atitudes que tomar. “É preciso ver onde as despesas estão contratadas do ponto de vista formal, fazendo uma lista de todas as obrigações da pessoa física e da pessoa jurídica”, sugere.
Com tudo isso claro, é hora de analisar quais providências podem ser tomadas, e o corte de gastos deve ser inevitável.
“O empreendedor pode ver se tem alguma reserva financeira ou algo que possa vender. Além disso, as instituições financeiras estão sensibilizadas e estão disponibilizando mais linhas de crédito com juros mais baixos. Neste momento, esse crédito pode ser necessário para o negócio ter liquidez e o empreendedor poder bancar despesas como o aluguel do ponto, por exemplo.”
O economista e colunista da BandNews FM, Marcos Silvestre, ainda destaca que muitos contratos terão de ser renegociados, o que vai exigir compreensão também dos credores neste momento.
Clique aqui e leia o original no portal da rádio BandNewsFM.