Regras dos contratos de credenciamento de Planos de Saúde e de Telemedicina são tema de curso online do IBDSS, nos dias 18 e 19 de agosto
07/08/2020Promotora, Celeste dos Santos, fala sobre o adesão a Lei Maria da Penha
07/08/2020O projeto do Ministério Público de São Paulo (MPSP) espera mostrar quem eram essas pessoas, sua cor e classe socioeconômica, sua contribuição para a sociedade e como suas vidas foram abreviadas pela doença
Por: Mariana Lima
Por meio do Projeto de Acolhimento de Vítimas, Análise e Resoluções de Conflitos (Avarc), familiares das vítimas da Covid-19 poderão escrever sobre elas em um memorial.
A proposta é que os relatos sobre os brasileiros mortos pela Covid-19 sejam colocados em uma cápsula do tempo no site do Avarc. Os textos podem ser enviados de forma anônima para a plataforma.
O projeto visa mapear informações relevantes para compreender os efeitos da crise humanitária e sanitária que vem impactando a vida de diversas pessoas, apoiando no momento de luto de familiares e amigos.
Desta forma, o projeto pretende mostrar quem eram essas pessoas, sua cor e classe socioeconômica, sua contribuição para a sociedade e como suas vidas foram abreviadas pela doença.
A ação é realizada pelo Ministério Público de São Paulo, mas pretende contar com a colaboração de integrantes do MP de outros estados.
O projeto atua para conseguir alcançar as histórias das pessoas atingidas pela falta de recursos e que tiveram dificuldades para acessar o sistema de saúde.
A iniciativa está integrada ao Hígia Mente Saudável, ação que surgiu no quadro de emergência da pandemia, responsável pelo atendimento de quase 30 mil pessoas, capacitação de 900 voluntários e que já recebeu 5,5 mil inquéritos e processos conectados à crise.
Link: https://observatorio3setor.org.br/noticias/projeto-do-mpsp-pretende-preservar-a-memoria-das-vitimas-da-covid-19/