Conjur| Concessionária deve indenizar bar que ficou sem energia por três dias
18/04/2024Bloomberg Línea| No Stress’: fundo é alvo de disputa na Justiça entre Americanas e Planner
21/04/2024Em todas as empresas de infraestrutura, é sabido que o Lean Construction é uma metodologia que visa eliminar desperdícios, reduzir custos e cumprir prazos na construção civil. No entanto, a BN Engenharia desenvolveu uma forma de acelerar a entrega de projetos aliada a esse método, por meio da implementação de um sistema de câmeras Wi-Fi. Esta integração tecnológica proporcionou uma revolução na forma de monitoramento e controle das atividades em canteiros, resultando em uma gestão mais eficiente de recursos, tempo e mão de obra: De acordo com a BN Engenharia, o sistema foi utilizado na construAUTORES Stael Xavier Diretora Comercial da Tecverde Felipe Basso Diretor de Operações da Tecverde Uma tecnologia construtiva pode ajudar o Poder Público na reação rápida ao enfrentamento das mudanças climáticas. Em fevereiro deste ano, o Governo do Estado de São Paulo entregou 518 moradias no bairro Baleia Verde, em São Sebastião, às famílias que perderam suas casas durante o desastre causado por fortes chuvas no ano passado.
As residências foram erguidas com a tecnologia “wood frame”, construção pré-fabricada de madeira em que os módulos saem prontos para a instalação. O uso da técnica permitiu um tempo recorde na execução das novas moradias, entregues em seis meses desde a montagem. O serviço foi executado pela Tecverde, contratada pelo governo paulista para construir o conjunto habitacional.
Ação de duas usinas solares de grande relevância no país, a UFV – PANATI, localizada no Estado do Ceará, a 222km da capital Fortaleza. A UFV está disposta em uma área de 800 hectares e capacidade de geração de energia de 292 MWp. Neste cenário, a implementação de um sistema de câmeras Wi-Fi, alinhado aos princípios do Lean Construction, contribuiu para a otimização do monitoramento e controle do projeto, culminando na entrega do projeto 30 dias antes do prazo contratual.
A metodologia adotada envolveu a instalação de um sistema robusto de câmeras Wi-Fi em pontos estratégicos do canteiro de obras. Essa infraestrutura permitiu a captação e transmissão em tempo real de imagens, possibilitando um acompanhamento preciso das diversas frentes de trabalho.
A integração deste sistema com o modelo Lean Construction permitiu a sincronização “just in time” (ao mesmo tempo) das atividades, a alocação eficiente de recursos e a distribuição adequada das equipes. Segundo a empresa de engenharia, através das imagens captadas, foi possível realizar um monitoramento preciso e em tempo real das operações em campo, eliminando gargalos e otimizando a produtividade. Além disso, o sistema permitiu também uma análise retrospectiva das atividades. Foi possível quantificar a mão de obra envolvida em cada atividade e a produção correspondente, gerando indicadores precisos de produtividade e improdutividade.
Esses dados foram fundamentais para ajustes e realocação de recursos, tornando o planejamento mais assertivo e alinhado com os objetivos do projeto. Além do ganho no prazo de execução– de 30 dias antes do previsto–houve uma otimização significativa dos recursos, uma melhoria na produtividade da mão de obra e uma redução nos níveis de improdutividade. Por fim, para a BN, a implementação de um sistema de câmeras Wi-Fi, alinhado aos princípios do Lean Construction, representou uma inovação significativa no campo da gestão de projetos de construção.
A integração dessas tecnologias proporcionou um controle mais refinado e uma gestão mais reativa das atividades em campo, resultando em uma execução de projeto mais eficiente e uma entrega antecipada, estabelecendo um novo marco.
AUTOR
Oscar Bandeira
Diretor de Operações