Novos conceitos em carreira será tema do Workshop ANEFAC/FIPECAFI
22/03/2012SIFEP: Anfarmag manifesta que proibição de medicamentos emagrecedores dificultará tratamento da Obesidade
22/03/2012Um dos mais antigos farmacêuticos do Brasil, dr. Paulo Queiroz Marques dá nome à premiação inédita
22/03/2012
Um dos farmacêuticos brasileiros com maior tempo de atividade na profissão, o paulista dr. Paulo Queiroz Marques (CRF-SP nº 16), foi homenageado na noite da última quarta-feira (21 de março), em Brasília, dando nome ao prêmio idealizado pela Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) para condecorar personalidades em reconhecimento às contribuições feitas para o desenvolvimento da farmácia, dos medicamentos e dos farmacêuticos magistrais.
A entrega do “Prêmio Paulo Queiroz Marques” contou com as presenças dos diretores do CRF-SP dra. Raquel Rizzi (vice-presidente) e dr. Marcos Machado Ferreira (diretor-tesoureiro).
Em sua primeira edição, as personalidades condecoradas foram o ministro da Saúde, Alexandre Padilha (que não pôde comparecer na noite de ontem e enviou um representante); o deputado federal Saraiva Felipe; a deputada federal e farmacêutica dra. Alice Portugal; o presidente do CFF, dr. Walter da Silva Jorge João; o Prof. Dr. da Universidade Federal de Minas Gerais Gerson A. Pianetti; e o farmacêutico magistral Msc. Anderson de Oliveira Ferreira.
Em defesa do setor magistral
O nome da premiação é uma homenagem ao fundador e primeiro presidente da entidade, dr. Paulo Queiroz Marques, um dos mais antigos profissionais e proprietário de farmácia, ainda em atividade, e que integra o núcleo de fundadores da Anfarmag, tendo sido o primeiro presidente da associação. Formado pela Faculdade de Farmácia da Universidade de São Paulo, dr. Paulo começou a manipular medicamentos na farmácia de seu pai, que era boticário, para ajudar a atender a demanda de mil cápsulas diárias, por conta da epidemia de malária. Trabalhou em diversas farmácias como pesquisador de análises e gerente até adquirir seu primeiro estabelecimento, em 1963 e passar a se dedicar à manipulação. Foi um dos fundadores da Anfarmag, em 1986 e o primeiro presidente da entidade, com a missão de unir o setor, redescobrir novos valores e buscar líderes pelo País para fortalecer as bases da Associação.
Por mais de dez anos, serviu ao CRF-SP, onde foi um determinado defensor do setor magistral. Proprietário da Drogamérica Pharmácia de Manipulação há quase 50 anos, ele zela pela ética e valorização profissional. Em seus 90 anos de idade, sendo mais de 80 dedicados à atividade na farmácia magistral, é uma fonte de inspiração para os que atuam no segmento. O seu extenso e respeitado currículo inclui a preservação da memória da farmácia, por meio da criação e manutenção do Museu da Farmácia, instalado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e para onde cedeu vários itens para o acervo.
http://www.crfsp.org.br/noticias/3279-noite-de-homenagens.html