Inteligência Financeira| Apostas esportivas não são investimentos e podem viciar
09/12/2022Congresso em Foco| Vigilância e intolerância social
09/12/2022Executivos jurídicos opinam quais serão as especialidades que irão gerar mais demandas de trabalho no próximo ano
Por Análise Editorial
1 de Dezembro 17h25
Além de eleger os escritórios e advogados Mais Admirados do país, a pesquisa realizada para o anuário ANÁLISE ADVOCACIA traz um importante panorama do mercado jurídico brasileiro. Na última edição, a publicação também elegeu as áreas mais promissoras e que devem gerar mais demandas de trabalho para o mercado de advocacia no próximo ano, de acordo com o olhar de 784 executivos jurídicos ouvidos pela equipe da Análise Editorial.
No primeiro lugar, com 49% dos votos, ficou a área de Direito Digital. Além de ocupar a posição mais alta do pódio pelo quarto ano consecutivo, nos últimos dois anos, a especialidade aumentou mais de 20% o número de bancas Mais Admiradas.
A maior parte das empresas que votaram na especialidade são do setor de Comércio. Nesta edição do anuário, Direito Digital teve 290 escritórios citados e 98 admirados, além de 409 advogados citados e 78 admirados.
No entanto, partindo do pressuposto que ao aumentar o desenvolvimento tecnológico também se aumenta a possibilidade de fraudes e ataques cibernéticos, as empresas necessitam investir cada vez mais na área de Proteção e Privacidade de Dados, que ocupa o segundo lugar da lista, com 26% dos votos dos executivos jurídicos.
O Brasil é o quinto país que mais sofre com crimes e golpes virtuais no mundo, segundo a consultoria alemã Roland Berger. Mesmo assim, segundo a pesquisa, apenas 55% dos departamentos jurídicos estão com adequação plena à proteção de dados, dado que constata que a área provavelmente continuará em ascensão.
A banca B/Luz possui 18 anos no mercado e foi eleita Mais Admirada em primeiro lugar na área de Direito Digital e quarto lugar na área de Compliance no ANÁLISE ADVOCACIA 2022. Segundo o sócio Luis Felipe Baptista Luz, a banca se posiciona hoje como “referência para empresas e projetos de tecnologia”. No entanto, a área de Proteção de Dados passou a ter mais destaque na atuação da banca a partir de 2017, quando se firmaram legislações sobre o assunto.
Contudo, o olhar para o futuro é constante. A banca continua investindo na qualificação da equipe e se especializando para atender a novas demandas que o setor tem exigido do mercado, sobretudo nas áreas de fintechs, criptoeconomia e blockchain.
Já o setor de Compliance, que está consolidado no mercado há mais tempo, ficou em terceiro lugar, com o voto de 20% dos executivos, que atuam, em sua maioria, nos setores de alimentos, bebidas e fumo.
A área se mantém como uma das mais promissoras e registrou o maior número de citados e Mais Admirados, desde sua estreia em 2018. Dentre eles, está o escritório WFaria Advogados Associados.
Segundo o sócio, o investimento precoce no setor fez com que a banca se tornasse uma grande referência nacional na atuação em Compliance, tendo como clientes a Eletrobrás e a Vale. No entanto, a banca continua relevante para o setor graças às adaptações que fez às novas demandas do mercado.
Em quarto e quinto lugar das áreas mais promissoras para 2023, os executivos jurídicos elegeram Direito Ambiental (15%) e Regulatório (13%).
https://analise.com/noticias/conheca-as-5-areas-mais-promissoras-para-a-advocacia-em-2023