As lições de um investidor que anda pela contramão
07/03/2012ANEFAC faz comparativos entre poupança e fundos de renda fixa
08/03/2012A reunião mensal do grupo de trabalho (GT) do CBAN da ANEFAC ocorreu em São Paulo, na quinta-feira passada, dia 1° de março, para alinhavar a produção da próxima orientação a ser posta em audiência pública: “Princípios de Ética e Melhores Práticas em Avaliação de Negócios”. Com os debates sobre o assunto, e seguindo a sugestão do avaliador e atual presidente da Anefac, João Garcia, o grupo alinhavou além da orientação, sua primeira Diretriz Técnica (DT) sobre Avaliações Econômicas e Fluxo de Caixa Descontado.
Os documentos do CBAN da Anefac são chamados de orientações devido à sua característica diretiva e não normativa. São sugestões das melhores práticas em avaliação ao mercado, baseadas em normas internacionais produzidas pelos especialistas do International Valuation Standards Council (IVSC).
As orientações do CBAN recebem o nome de OCBAN e são seguidas de uma numeração sequencial. Na primeira reunião geral do CBAN, ocorrida em setembro de 2011, foram levantados pontos acerca da necessidade da existência de um órgão profissional regulador no mercado brasileiro, ressaltando a existência dos mesmos no contexto internacional. A partir daí, a OCBAN 01 foi produzida, destacando os motivos e os objetivos de sua existência. Este documento está em audiência pública até o dia 30 de abril de 2012 no link http://blogrio.anefac.com.br/?page_id=134.
A OCBAN 02 vem sendo construída a partir dos debates produzidos na segunda reunião geral, ocorrida em novembro e dezembro de 2011 (São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente), e de comentários posteriores via e-mail ou blog. Para a reunião, elaborou-se um estudo comparativo com material nacional e internacional sobre Ética e Boas Práticas, que pode ser consultado em http://blogrio.anefac.com.br/?p=41 . A referência principal dos documentos produzidos pelo CBAN, no entanto, é sempre o material disponibilizado pelo IVSC, pelos motivos citados na OCBAN 01.
As orientações abordarão as práticas de avaliação de negócios de forma abrangente. De forma complementar, e paralelamente, serão elaboradas Diretrizes Técnicas (DT) com recomendações para aplicação de metodologias e abordagens em avaliação de negócios.
A primeira DT irá abordar as melhores práticas na aplicação do método do Fluxo de Caixa Descontado – DCF. Uma das decisões do GT foi manter, por enquanto, as siglas em inglês (Discounted Cash Flow) devido à familiaridade do mercado. Progressivamente, com o aumento da produção bibliográfica em português – item que também faz parte das ações do CBAN -, as siglas poderão ir sendo substituídas. Muitas vezes, no entanto, a sigla em inglês acaba se consagrando no uso corrente, como no caso do EBITDA (pouco se usa a sigla em português LAJIDA), para citar um dos exemplos mais famosos.
Em breve, a OCBAN 02 e a Diretriz Técnica 01 (DCF) serão postas em consulta pública no blog da Anefac Rio.