Braspag lança nova plataforma de Conciliação de Transações e anuncia versão do gateway Pagador
16/05/2012Painel Anefac KPMG capacita empresas para diminuir riscos do imposto de renda de PJs
16/05/2012O Banco do Brasil, a CEF – Caixa Econômica Federal e as principais instituições financeiras privadas
(Itaú, Bradesco, Santander e HSBC) anunciaram no mês passado reduções das taxas de juros em suas
operações de crédito. Afim de apurar o real efeito destas medidas, a Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC) levantou as taxas de juros praticadas por estas instituições financeiras antes destas alterações (30/03/2012) e após a implementação das mesmas (30/04/2012) nas principais linhas de crédito para Pessoa Física e Pessoa Jurídica e o resultado listamos no documento em anexo.
“As taxas de juros listadas no documento se referem às taxas de juros médias praticadas pelas respectivas
instituições financeiras nas referidas modalidades de crédito. Este material não visou criar um ranking das menores ou maiores taxas de juros e sim demonstrar o real efeito dos anúncios de redução das taxas de juros promovidas pelas principais instituições financeiras do país”, diz o Diretor Executivo de Estudos Econômicos da ANEFAC, Miguel José Ribeiro de Oliveira.
Como demonstrado nas tabelas do documento em anexo, por conta da forte competição que se iniciou com o anúncio de redução de juros pelos bancos públicos – explica Miguel Ribeiro de Oliveira – houveram quedas de juros nas operações de crédito nas principais instituições financeiras. “Entretanto vale igualmente registrar que algumas linhas de crédito chegaram a ser elevadas neste período”. No anexo e abaixo é possível ver as maiores reduções dentro de cada instituição financeira.
Banco do Brasil. A linha de crédito de financiamento de veículos apresentou a maior queda com redução de
17,96% na taxa de juros mês, seguindo-se da linha de CDC- Bens diversos com uma redução de 17,13% na taxa de juros mês. Nas linhas de crédito para Pessoa Jurídica a linha de crédito da Conta Garantida apresentou a
maior queda com reduçao de 9,71%, seguindo-se da linha de Desconto de Duplicatas com uma
redução de 7,66% em sua taxa de juros mês.
CEF. A linha de crédito de cheque especial apresentou a maior queda com redução de 45,68% na taxa
de juros mês, seguindo-se da linha de CDC- Bens diversos com uma redução de 17,13% na taxa de juros ano.
Nas linhas de crédito para Pessoa Jurídica a linha de crédito de Capital de Giro apresentou a maior queda com reduçao de 39,55%, seguindo-se da linha de Desconto de Duplicatas com uma redução de 7,76% em sua taxa de juros mês.
Banco Itaú. A linha de crédito de financiamento de veículos apresentou a maior queda com redução de
11,96% na taxa de juros mês, seguindo-se da linha de empréstimo pessoal com uma redução de
8,27% na taxa de juros mês. Nas linhas de crédito para Pessoa Jurídica a linha de crédito de Capital de Giro apresentou a maior queda com redução de 11,52%, seguindo-se da linha de Conta Garantida com uma
redução de 3,17% em sua taxa de juros mês.
Banco Bradesco. A linha de crédito de financiamento de CDC- Bens diversos apresentou a maior queda com
redução de 16,27% na taxa de juros mês, seguindo-se da linha de financiamento de veículos uma redução de 6,43% na taxa de juros mês. Nas linhas de crédito para Pessoa Jurídica a linha de crédito de Capital de Giro apresentou a maior queda com redução de 9,01%, seguindo-se da linha de Desconto de Duplicatas com uma
redução de 2,98% em sua taxa de juros mês.
Banco Santander. A linha de crédito de financiamento de veículos apresentou a maior queda com redução de
2,33% na taxa de juros mês, seguindo-se da linha de empréstimo pessoal com uma redução de 2,08% na taxa de juros mês. A taxa de juros para CDC – bens diversos apresentou elevação de 6,69% assim como a linha de crédito do cheque especial que apresentou elevação de 0,29% em sua taxa de juros média. Nas linhas de crédito para Pessoa Jurídica a linha de crédito de Capital de Giro apresentou a maior queda com redução de 4,02%, seguindo-se da linha de Desconto de Duplicatas com uma redução de 1,09% em sua taxa de juros mês.
Banco HSBC. A linha de crédito de empréstimo pessoal apresentou a maior queda com redução de 3,46% na
taxa de juros mês, seguindo-se da linha de cheque especial com uma redução de 0,10% na taxa de juros mês.
A taxa de juros para financiamento de veículos apresentou elevação de 9,20% assim como a linha de crédito de CDC – bens diversos que apresentou elevação de 0,29% em sua taxa de juros. Nas linhas de crédito para Pessoa Jurídica a linha de crédito de Capital de Giro apresentou a maior queda com reduçao de 38,65%. A linhas de crédito de Desconto de duplicatas e Conta garantida apresentaram elevações no período de 5,71% e de 1,47%.