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23/05/2012Desconto vale para acerto à vista. A prazo, preço diminui R$ 3.200, diz levantamento
Os chamados carros populares são os maiores beneficiados com a queda do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) anunciada pelo governo. Um Volkswagen Gol 1.0 Flex novo, por exemplo, que saía por R$ 27.814 com o imposto velho, chegará ao consumidor a R$ 25.994, o que representa um desconto de R$ 1.819.
A estimativa do desconto foi divulgada nesta quarta-feira (23) pelo vice-presidente da Anefac (Associação Nacional de Executivos de Finanças), Miguel Ribeiro de Oliveira. O IPI para carros 1.0 fabricados no Brasil recuou de 7% para zero.
A prazo, em 48 vezes, o mesmo carro custava R$ 44 mil com o imposto antigo. Com o novo IPI, o preço do veículo cai para R$ 40,7 mil, uma diminuição de R$ 3.285. Nesta comparação, a parcela passa de R$ 918,15 para R$ 849,71, ou seja, uma diminuição de R$ 68,44 na mensalidade.
Em todas as simulações na venda a prazo, a taxa de juros considerada foi de 1,94% ao mês — média praticada nos financiamentos de automóveis, segundo pesquisa da associação.
Vale lembrar que o pacote do governo também incluiu a redução do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) de 2,5% para 1,5% ao ano.
Os carros de maior potência aliviam ainda mais o bolso do brasileiro, segundo a simulação. Um VW Golf 2.0 Flex mostra que, com o IPI antigo, o carro saía à vista por R$ 53.452. Agora, com o imposto menor, o mesmo veículo sai da concessionária por R$ 51 mil, o que significa uma diminuição de R$ 2.452 no preço.
A prazo, em 48 meses, o Golf 2.0 custava R$ 84.694 ao final do financiamento e, agora, com o IPI na casa de 6%, pode deixar a revenda a R$ R$ 80 mil — uma redução de R$ 4.600 no preço final. A parcela era de R$ 1.764 e agora vai para R$ 1.668, redução de quase R$ 96 ao mês.
Carro importado
Ainda que levemente, os veículos importados também estão mais baratos no mercado nacional. A simulação feita pelo vice-presidente da Anefac indica que um Nissan March 1.6 Flex, cujo IPI recuou de 41% para 35%, custava R$ 35.932 com o IPI antigo e agora sai por R$ 34,5 mil com o novo imposto. Isso quer dizer que o alívio no bolso chega a R$ 1.400.
A prazo, em 48 meses, o valor final era de R$ 56,9 mil e agora caiu para R$ 54,1 mil — um alívio de R$ 2.754 no bolso. A parcela diminuiu de R$ 1.186 para R$ 1.128 — diferença de R$ 58 por mês.
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Carros Nacionais | ||||||
Gasolina |
Álcool/Flex |
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Até 1.000 cilindradas (1.0) |
de 7% para zero |
de 7% para zero |
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De 1.000 a 2.000 cilindradas (de 1.0 a 2.0) |
de 13% para 6.5% |
de 11% para 5.5% |
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Comerciais leves |
de 4% para 1% |
de 4% para 1% |
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Carros Importados* | ||||||
Gasolina |
Álcool/Flex |
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Até 1.000 cilindradas (1.0) |
de 37% para 30% |
de 37% para 30% |
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De 1.000 a 2.000 cilindradas (de 1.0 a 2.0) |
de 46% para 36,5% |
de 41% para 35,5% |
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Comerciais leves |
de 34% para 31% |
de 34% para 31% |
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*Fabricados fora do Mercosul e do México | ||||||
Quando começa a valer? |
22 de maio de 2012 |
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Quando termina? |
31 de agosto de 2012 |
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Desconto para o consumidor |
pode chegar a 10% |
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Veja como fica o imposto nas operações financeiras** | ||||||
Como era antes |
Como fica agora |
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IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) |
2,5% ao ano |
1,5% ao ano |
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**Medida vale por tempo indeterminado |
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Fonte: Ministério da Fazenda