Agência Brasil: Taxa de juros para pessoas físicas é a mais baixa desde 1995, mostra Anefac
13/09/2012G1: Juro do crédito cai pela sexta vez no ano e atinge menor nível desde 1995
13/09/2012Pesquisa divulgada hoje pela Anefac mostra que somente os juros do cartão de crédito rotativo não caíram em agosto. Das seis linhas de crédito pesquisadas, cinco tiveram redução de suas taxas, enquanto a do cartão de crédito permaneceu nas alturas, em 10,69% ao mês – inacreditáveis 238,30% ao ano.
A taxa básica de juros (Selic), como se sabe, está no menor patamar já visto, e a taxa média cobrada das operações de crédito ao consumidores, segundo a Anefac, caiu em agosto para 6,02% ao mês – patamar mais baixo em 17 anos. Nada disso, no entanto, abala o juro do cartão de crédito.
Miguel de Oliveira, da Anefac, aconselha os consumidores a evitar entrar no rotativo do cartão de crédito e do cheque especial por terem as maiores taxas. Ele reforça a ideia, já falada aqui no blog, de que o crédito deve ser usado com moderação e de maneira consciente:
– Existem linhas de crédito mais baratas, como o microcrédito, que tem taxa de 2% ao mês; penhor de jóias; crédito consignado com desconto em folha. Caso necessite de crédito, veja a possibilidade desses empréstimos mais baratos – diz ele.
Segundo o levantamento feito pela instituição, em agosto, os juros cobrados no comércio caíram para 4,55% ao mês (queda de 2,15%); os do CDC de bancos (financiamento de automóveis) baixaram para 1,70% (queda de 5,56%), enquanto os do empréstimo pessoal – bancos passaram para 3,45% (-3,36%) e os do empréstimo pessoal – financeiras, para 7,67% (-3,16%).
A taxa do cheque especial teve queda menor, de 0,25%, mas ainda continua muito alta, em 8,05% ao mês (153,22% ao ano).
– O cheque especial não é renda e deve ser utilizado por um período curto e emergencial. Se tiver necessidade de usar esse limite por um período maior, é melhorar procurar a instituição financeira e fazer um empréstimo pessoal (que tem custos menores) para liquidar o cheque especial – orienta Miguel.