Pesquisadores europeus e brasileiros debatem cidades sustentáveis e práticas viáveis para a economia verde a partir de segunda na Fac. do Largo São Francisco
25/10/2012PKF International realiza simpósio no Rio de Janeiro
25/10/2012Os cuidados da conservação e manutenção de obras de arte serão transmitidos em aula a partir de explicações de Margareth de Moraes, Museóloga e diretora do escritório MM Museologia e Projetos Culturais, que será conduzida por Pierre Moreau, professor e Doutor em Direito pela PUC/SP, dia 18 de outubro, a partir das 20 horas, na Casa do Saber – Unidade Jardins – Rua Dr. Mário Ferraz, 414 – São Paulo.
Nas aulas o conhecimento sobre como adquirir, formar ou gerir um acervo de obras de arte, cuja tarefa exige atenção a uma série de detalhes relativos à compra, venda, conservação, restauro e também à legislação. A palestra de encerramento terá Certificações: a relevância da visão de especialistas como tema. Para mais informações, acesse: http://www.casadosaber.com.br/curso.php?cid=3458.
PROGRAMAÇÃO:
18 OUT | 3. Conservação e manutenção de obras de arte
Convidada: Margareth de Moraes. Museóloga formada pela UNI-RIO com aperfeiçoamento profissional no The Museum of Modern Art of NY – MoMA. Foi Chefe do Departamento de Museologia do MAM/RJ de 1986 a 1998 e professora adjunta na Faculdade de Museologia da Universidade Estácio de Sá. Há vinte anos dirige o escritório de museologia MM Museologia e Projetos Culturais.
25 OUT | 4. Certificações: a relevância da visão de especialistas
Convidado: Olívio Tavares Araújo. crítico e cineasta. Realizou mais de trinta curtas-metragens, boa parte sobre o processo criativo de artistas plásticos brasileiros. Além de intensa atividade como crítico e ensaísta convidado de vários jornais e revistas, no Brasil e no Exterior, tem atuado como curador de mostras de arte, entre elas duas sobre o pintor Alfredo Volpi. É autor de “Imitação, Realidade e Mimese (Imprensa da UFMG, 1963), “Thomaz” (Grifo, 1980), “Volpi: a Construção da Catedral (MAM-SP, 1981) e “Dois Estudos sobre Volpi” (Funarte, 1986).