Envolverde: A floresta, na intimidade
03/06/2013Investigação de Haroldo Palo Jr. sobre ecossistemas e biologia dos animais e plantas mais ameaçados de extinção torna-se obra de referência editada pela Neotropica
03/06/2013Evento de celebração à Semana do Meio Ambiente terá exposição de fotos e lançamento da nova coleção de livros do fotógrafo Haroldo Palo Jr., pela Editora Neotropica
Uma série de vídeos obtidos com microcâmeras instaladas no interior da floresta, com imagens inéditas da vida animal na Mata Atlântica, será apresentada pelo Observatório da Biodiversidade (OBBIO), na segunda-feira, 3 de junho, a partir das 19 horas, no MIS – Museu da Imagem do Som (Av. Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo). O evento, em celebração à Semana do Meio Ambiente, terá ainda exposição de fotos selecionadas na coleção de 5 livros do fotógrafo Haroldo Palo Jr. com flagrantes impressionantes da vida natural. A coleção é lançamento do autor, será distribuída pela Editora Neotropica e terá momento para autógrafos na mesma noite.
O conjunto de atrações é denominado “Nós, o meio ambiente” e realizado pela CPEA – Consultoria, Planejamento e Estudos Ambientais – e pelo Centro de Estudos da Biodiversidade – Reserva Betary.
Na primeira parte, o empresário Sergio Pompeia, fundador e presidente do Conselho da CPEA, apresentará o projeto OBBIO (Observatório da Biodiversidade), seus principais vídeos e fotos de flagrantes da natureza, com destaque para cenas raras ou mesmo inéditas — como é o caso da “usurpação” de um ninho de tico-ticos por fêmeas de chupim: estas removem os ovos colocados ali e põem no lugar os seus próprios, para serem chocados pela fêmea de tico-tico. É um fenômeno que, apesar de conhecido e descrito, jamais havia sido filmado.
Em seguida, Haroldo Palo Jr, relatará histórias e curiosidades sobre o registro da vida selvagem, suas viagens pelo Brasil e pelo mundo, os segredos da produção de grandes fotografias, o valor das imagens e como conseguir viver de fotografia. Começará na seqüência o lançamento de coleção de livros de fotos de natureza.
Saiba mais:
Observatório da Biodiversidade (OBBIO) <http://www.facebook.com/obbio.com.br> é uma rede de observação da vida e da natureza, composta por pontos de observação inseridos em biomas diversos, com a finalidade de gerar e propagar conteúdo de interesse científico e educacional. É composto pelos pontos de observação colocados nas unidades do CEB, e também receberá conteúdo gerado por colaboradores externos.
O Centro de Estudos da Biodiversidade (CEB) <http://www.reservabetary.com.br/index.html> sediado na Reserva Betary é uma iniciativa pioneira na região onde foi criado. Seu propósito é o de desenvolver pesquisas e estudos sobre a biodiversidade dos ecossistemas brasileiros e subsidiar ações conservacionistas na região da Mata Atlântica, além de promover sua divulgação junto à sociedade, para incentivar a conservação dos seres vivos e seus habitats. A proposta de conservação do CEB visa à prática de manejo integrado na área da Reserva Betary para garantir a manutenção da diversidade de espécies da fauna e flora da região.
A CPEA – Consultoria, Planejamento e Estudos Ambientais tem por objetivo a realização de estudos destinados a assessorar e orientar ações preventivas e corretivas de impactos e produzir soluções para o licenciamento e a gestão ambiental de empreendimentos. A empresa presta serviços em todo o território nacional, atendendo a demandas dos setores de mineração, agricultura, indústria, empreendimentos imobiliários e de infra-estrutura. Mais informações em http://www.cpeanet.com.br/index.html.
A Editora Neotropica desenvolve projetos destinados à difusão do conhecimento sobre os ecossistemas, a fauna e a flora do Brasil. Em 2008, ampliou sua área de atuação, tanto no que se refere aos temas publicados quanto às plataformas utilizadas com a Neotropica Multimedia, Hoje, a empresa publica ebooks e desenvolve, a partir deles, a produção de livros customizados.
Através de palestras e exposições fotográficas, Haroldo Palo Jr <http://www.brazilimagebank.com/ptbr/content/view/5/38/lang,pt/> . tem divulgado nas escolas e para o público em geral, os problemas de conservação do meio ambiente e informações sobre ecologia, ecossistemas e biologia dos animais e plantas mais ameaçados de extinção. Atualmente, dispõe de um arquivo com mais de 80.000 fotografias (cromos) e cerca de 500 horas de imagens de vídeo em Betacam-SP e Betacam Digital sobre Natureza, classificadas e identificadas cientificamente. Iniciou-se na fotografia participando de foto-clubes no interior de São Paulo, entre 75/78 (São Carlos e Jaú). Nesta fase, de 4 anos, utilizou basicamente o preto e branco. A partir de 1979, dedicou-se exclusivamente à fotografia de Natureza.
Para entrevistas com as fontes, solicitação de material para edição, cobertura do evento e outros, por favor, contate
Cleinaldo Simões, Andrea Salmeron, Bruno Farias ou Maria Ribeiro
11 5585 3363 / 2638 8099
11 9 8192 0700 / 0002 / 0099