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03/09/2014DCI – Viseu Advogados – Viseu investe em um novo posicionamento
03/09/2014Clientes determinam novo posicionamento estratégico do Viseu Advogados
Aos 20 anos e com nova marca, escritório reforça orientação ao cliente e inaugura categoria abrangente altamente especializado
O Viseu Advogados começa a anunciar nesta semana o seu novo posicionamento estratégico. É uma das primeiras sociedades de advogados que vem a público dizer claramente ao mercado o foco da sua prestação de serviços e os valores que entende essenciais para atingir um nível de excelência no atendimento aos seus clientes. A medida é fruto de uma reavaliação dos rumos do escritório, que comemora 20 anos de atividades neste mês de maio. O crescimento do escritório e o amadurecimento do mercado jurídico são dois dos fenômenos ocorridos nos últimos cinco anos determinantes para a decisão, relata Gustavo Viseu, sócio fundador.
Com apoio de duas consultorias, durante oito meses desenvolve-se o projeto para refinamento do posicionamento estratégico do escritório e para criação de um novo plano de comunicação e de identidade visual, além do delineamento de um plano para crescimento do escritório nos próximos anos.
“A partir da compilação de dados do setor jurídico e de uma análise profunda do perfil do escritório, de suas áreas de atuação, de seus integrantes, de seus clientes, foram reconhecidos atributos e oportunidades que o escritório poderia desenvolver e explorar”, conta o advogado João Paulo Rossi Júlio, responsável por coordenar esse projeto. A intenção – relata – era a de desenvolver novo patamar de excelência na prestação de serviços na advocacia, com aprimoramento no foco de atuação, agora também claramente orientado para o cliente.
Especialistas em demandas abrangentes
Os estudos realizados detectaram clara necessidade no mercado por especialistas efetivamente capazes de compreender as atividades e demandas dos clientes de modo abrangente, e não que simplesmente empreguem minutas e modelos de soluções sem qualquer adequação ou mesmo atualização a uma realidade de mercado pós-2008. “Não é tão somente fazer mais por menos, mas também mais rápido e mais adequado à realidade de mercado dos clientes”, diz Gustavo Viseu.
Tais estudos permitiram a estruturação de projeto baseado nos aspectos destacados por clientes atuais e potencias na percepção que têm do Viseu Advogados.
Parceiro estratégico ideal
O desenvolvimento institucional compreende implantação de plano de comunicação com três etapas para o projeto ser claramente percebido: (i) a revisão e reformulação da identidade visual; (ii) a estruturação de novo posicionamento, por meio de exposição objetiva de como deve ser compreendido na prática pelos clientes; e (iii) a capacitação da equipe interna para introjeção dos valores e a consolidação de um padrão de excelência no atendimento a seus clientes.
Assim, relata Gustavo Viseu, “buscamos ser o parceiro estratégico ideal para resolver questões jurídicas de empresas de médio e grande porte, nacionais e estrangeiras, tratando cada assunto como se fosse único”. O atendimento precisa demonstrar capacidade em resolver questões de alta complexidade de forma proativa, customizada e inovadora por meio de equipe de excelente capacitação técnica, orientada totalmente para o cliente. “Acreditamos que relações de qualidade garantem resultados de qualidade. Por isso, investimos na capacitação dos melhores talentos e no clima organizacional, a fim de manter parcerias de longo prazo.”
O novo posicionamento deve “quebrar” a percepção comum de que advogados são orientados para a prática de determinada especialização do direito, e não a um segmento de clientes ou do mercado, explica João Paulo Rossi Julio. “É preciso resistir à percepção de que a advocacia empresarial caminha para soluções ‘comoditizadas’, e voltarmos a levar em conta na solução apresentada as sutilezas de cada negócio ou os desafios trazidos pelo cliente”.
Cultura de Satisfação do cliente
O contexto do mercado de advocacia pode ser qualificado como saturado. Um de cada 305 brasileiros é advogado. Há pelo menos 632 mil advogados ativos no país para uma população de 193 milhões de brasileiros, sendo a 2ª posição de países com mais advogado/per capita (OAB, 2010). Visivelmente, o setor é muito pulverizado e com diferentes níveis de qualidade.
Diante disso, para o Viseu Advogados, o redimensionamento do setor passa pela criação da cultura de satisfação do cliente. “Passamos a adota a mensuração permanente do relacionamento, com indicadores de performance atrelados a remuneração variável de toda equipe do escritório”, relata João Paulo Rossi Júlio.
“Ao anunciar o nosso posicionamento a intenção é de sintetizar como a marca se torna única na mente de seus clientes e o espaço que ela pretende ocupar no mercado, levando em consideração o contexto competitivo em que a marca atua, buscando diferenciá-la de seus concorrentes de forma relevante para seus stakeholders”.
Para entrevistas e mais informações, por favor, contatem:
Cleinaldo Simões ou Carla Onaga
55 (11) 5585 3363 – 5585 0961 – 5585 2273
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Skype: cleinaldo.simoes