Edifício sem recepção implanta acesso por reconhecimento facial e QR Code
08/10/2015Artistas criam obras de arte para o Berrini One, da Bueno Netto
08/10/2015
Projeto do Grupo Bueno Netto reúne características que o torna novo marco na paisagem urbana de São Paulo, com destaque para exposição de obras de artistas internacionais e nacionais renomados, pioneirismo no controle de acesso totalmente automatizado, eficiência operacional que se traduz em economia condominial de até 30%, e alto desempenho ambiental, com certificação Leed.
O projeto do Berrini One estabelece um novo padrão de excelência na arquitetura, na tecnologia e inovação, no planejamento logístico, na eficiência condominial e, principalmente, nos detalhes do empreendimento. Um edifício Triple A com lajes coorporativas de 366m2 a 2.358m², em um dos endereços corporativos mais nobres de São Paulo. Em uma cidade de grandes dimensões como São Paulo, estar bem localizado é uma necessidade. O Berrini One está no ponto de convergência entre a Vila Olímpia, a Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, a Av. dos Bandeirantes e a Marginal do Pinheiros. A 10 minutos do Aeroporto de Congonhas e poucas quadras de dois dos principais shopping centers de São Paulo, com ampla estrutura de transporte público e serviços ao redor, incluindo estação de trem a 200 metros.
O projeto tem arquitetura de vanguarda e foi concebido pelo premiado escritório Aflalo/Gasperini Arquitetos. Já a decoração das áreas comuns, ficou por conta do escritório Moema Werheimer, que conceituou os ambientes com modernidade e funcionalidade, e utilizou móveis orgânicos da Tora Brasil, provenientes de áreas de manejo florestal de acordo com os critérios de mínimo impacto ao meio ambiente.
A decoração do edifício conta ainda com 3 importantes obras de renomados artistas. O artista Venezuelano de Carlos Cruz Diez, reconhecido e premiado internacionalmente como uma das principais figuras da arte cinética, criou para o Berrini One um painel de 60m de largura por 3 de altura que fica no lobby do empreendimento. É a maior obra do artista em um edifício corporativo. Além disso, na entrada do Berrini One, há uma escultura do Arnaldo Diederichsen, criada especialmente para o empreendimento. E a integração do projeto com a arte se dá até no subsolo do empreendimento, onde existe um grande quadro de André Crespo.
O empreendimento é pioneiro no sistema de controle de acesso totalmente automatizado. Um edifício sem recepção, e com acesso por meio de tecnologia de reconhecimento facial e QR Code, único no País, interligado à chamada de elevadores. Ao invés do tracidional crachá de acesso, o sistema com tecnologia israelense realiza a identificação do usuário pela face, garantindo a segurança e trazendo praticidade para o dia-a-dia. O acesso dos visitantes será de maneira similar ao check-in de aeroportos. O visitante receberá um QR Code no seu smartphone antecipadamente, ou poderá emiti-lo em um totem no edifício. Esse código será utilizado para abertura das catracas.
O planejamento logístico também é um dos diferenciais do projeto. O acesso e circulação de serviço é totalmente independente, com área para veículos e espaço para carga e descarga isolados da área social, permitindo que mudanças e entregas de carga possam ocorrer a qualquer hora, sem prejudicar o funcionamento normal do edifício.
Para otimizar o fluxo de pessoal e permitir mais rapidez nos acessos o edifício conta com 21 elevadores e 2 escadas rolantes, sendo: 13 elevadores sociais para acesso aos escritórios, distribuídos em 3 halls individuais e com acessos independentes; 3 elevadores sociais para acesso à garagem; 4 elevadores exclusivos de serviço; 1 elevador para acesso ao ático do edifício.
O edifício ainda conta com cogeração de energia, utilização de água de reuso, entrada de energia em média tensão, elevadores com recuperação de energia cinética entre outros itens de eficiência operacional. Tudo isso se traduz em economia de custo condominial de até 30% quando comparado ao custo de outros edifícios coorporativos de padrão semelhante.
O Berrini One foi projetado e construído pela BN Engenharia dentro do mais avançado conceito de sustentabilidade, visando não só à preservação do meio ambiente, mas também ao bem-estar e à qualidade.
Premiação
A FIABCI BRASIL – Fundação Internacional Imobiliária e o SECOVI – Sindicato da Habitação premiação entre os vencedores do 21º Prêmio Master Imobiliário o case “Berrini One” como vencedor na Categoria “Empreendimento – Comercial”. “Em um terreno com 10.966,54 m², situado na nobre região da Berrini, em São Paulo (SP), a Bueno Netto desenvolveu o Berrini One. O empreendimento comercial reúne inúmeros atributos que o caracterizam como um projeto diferenciado. Destaque para as áreas verdes; para o alto desempenho ambiental com pleito para a certificação Green Building; para as artes embarcadas presentes nas áreas comuns, e para o monumental atrium. O conjunto destes atributos faz do Berrini One um novo marco na paisagem urbana da capital paulista”, destaca o comunicado da comissão julgadora, composta por representantes das entidades realizadoras.
O projeto do Berrini One pode ser visto aqui www.berrinione.com.br
De acordo com a empresa, a forte demanda de investidores e empresários para a aquisição de unidades do empreendimento, fez com que a Bueno comercializasse, em pouco tempo, os 67% do empreendimento que estavam à venda, mesmo sem nenhuma campanha de marketing. Os outros 33% ficaram no portfólio dos acionistas do grupo, disponibilizados para locação. “A estratégia adotada pela Bueno Netto se destaca no ambiente imobiliário brasileiro construindo e fornecendo proposição de valor consistente e diferenciada ao mercado alvo”, enfatizaram as entidades no material de premiação.
Para o presidente do grupo, Adalberto Bueno Netto, “proporcionar a seus funcionários, clientes e a si próprio um habitat de trabalho sustentável, eficiente, com arte e bom gosto é a aspiração de todo executivo contemporâneo”. Assim, o Berrini One – projeto no qual se envolveu em todos os detalhes – responde a demandas de mercado em contínuo estado de mudança onde a qualidade não é mais vantagem quando isolada. “Para ganhar destaque num mercado tão competitivo, a inovação constante é a única estratégia para a sobrevivência”.
FICHA TÉCNICA
Empreendimento: Berrini One
Endereço: Av. Eng. Luis Carlos Berrini x Av. dos Bandeirantes
Projeto de Arquitetura: Aflalo & Gasperini Arquitetos
Projeto de Decoração das áreas comuns: Moema Wertheimer
Unidades por andar: 3º ao 17º andar (2 unidades) / 18º ao 33º andar (1 unidade)
Lajes de até 2.358 m²
N° de Pavimentos: 4 Subsolos Pav. Térreo Mezanino 31 pavimentos tipo
Nº de Elevadores: 21 elevadores, sendo: 13 sociais, 2 de serviço/segurança, 3 de transferência para os subsolos, 2 de serviço junto as docas e 1 elevador de acesso ao ático
Área do Terreno: 10.966,54 m²,
Área construída: 68.476,90m²
O grupo Bueno Netto está presente na história brasileira da construção civil há 40 anos. Com uma trajetória marcada por excelência e credibilidade, hoje, o grupo atua em todo território nacional, construindo, incorporando e comercializando empreendimentos residenciais, comerciais e corporativos de alta qualidade. Constituem o grupo quatro unidades de negócios: Benx Incorporadora, responsável pelo desenvolvimento de projetos residenciais e corporativos; Benx Investimentos, casa 100% dedicada ao mercado imobiliário; BN Engenharia, que cuida da construção dos empreendimentos do grupo e de terceiros com atuação nos segmentos residencial, corporativo, hospital e shoppings; e Bem Imobiliária, que comercializa empreendimentos do grupo e de terceiros.