Prefeitura apresenta obras do BRT Campo Grande
20/06/2018Prefeitura de Campinas mostra trecho do BRT
20/06/2018G1 – 16/05/18
Primeiros trechos do sistema BRT em Campinas devem receber ônibus convencionais, diz secretário
Carlos José Barreiro afirma que nova licitação para o transporte público na cidade será aberta até junho. Prefeitura apresentou 3 km pavimentados entre os bairros Botafogo e Vila Teixeira.
Por G1 Campinas e Região
16/05/2018 18h03 Atualizado há 19 horas
Estação de Transferência do BRT na Vila Teixeira, em Campinas (Foto: Vaner Santos/EPTV )
Os primeiros trechos finalizados do sistema BRT (ônibus de trânsito rápido) em Campinas (SP) devem receber a circulação de coletivos convencionais, segundo o secretário de Transportes, Carlos José Barreiro. Ele afirmou que percursos serão liberados de forma gradativa, e destacou que a nova licitação para escolha da empresa responsável pelo serviço público na cidade será aberta até junho.
“O corredor BRT faz parte da nova licitação que está em preparação […] A partir do momento em que trechos importantes forem sendo liberados, nós vamos liberar para o transporte convencional, que depois será substituído pelo BRT”, destacou Barreiro, que também diretor-presidente da Emdec – empresa responsável pela fiscalização do trânsito na metrópole.
Nesta quarta-feira (16), a Prefeitura apresentou um trecho de 3 km pavimentados entre o Botafogo e a Vila Teixeira, e anunciou início das obras na Avenida John Boyd Dunlop no prazo de 60 dias.
“Até o final deste ano, vamos ter um trecho importante pronto do corredor Campo Grande. O piso está pronto, já poderiam estar circulando, mas faz parte de toda uma estratégia para ocupar de maneira bem inteligente e que a população seja beneficiada, porque terá de se acostumar com o modelo novo […] Isso aqui é novo e dentro de um ambiente que já existe”, falou o titular da pasta.
A nova licitação do sistema de transporte foi prevista inicialmente para março de 2016. A promessa foi anunciada após o Tribunal de Contas (TCE-SP) contestar, em 2015, o contrato feito há dez anos.
Confira propostas que devem fazer parte do edital, segundo a Prefeitura.
As obras na Avenida Ruy Rodriguez, região do Ouro Verde, começaram em 23 de abril e afetam tráfego de 42,3 mil veículos, além de 13 linhas de ônibus. A previsão do término é de 6 meses.
Ônibus no terminal do Ouro Verde, em Campinas (Foto: Fernando Pacífico / G1)
Projeto
De acordo com a Prefeitura, o corredor do BRT terá 14,6 km de extensão na região do Ouro Verde, com saída da região central e trajeto pelas avenidas João Jorge, Amoreiras, Ruy Rodriguez, Camucim, até o Terminal Vida Nova. Nesse percurso haverá quatro obras (pontes e viadutos).
No Campo Grande, o projeto prevê outro corredor, de 17,9 km, que segue pelo leito desativado do antigo VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), Avenida John Boyd Dunlop e chega ao Terminal Itajaí. Neste trecho, haverá 12 obras (pontes e viadutos). Além disso, entre os corredores, haverá uma perimetral com 4,1 km para ligar a Vila Aurocan ao Campos Elíseos, seguindo pelo leito do VLT.
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