Cirurgia bariátrica é eficaz para tratar hipertensão associada à obesidade
13/05/2019Artigo: O impacto da Nova Previdência nos estados
15/05/2019Queremos e Desafios da Sociedade, dia 23, 8h30, em São Paulo
O PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresarial e a FECAP – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado recebem Geraldo Alckmin, ex-governador de São Paulo, dentro da série de encontros o Brasil que Queremos – Desafios da Sociedade, dia 23, quinta-feira, 8h30, no teatro da FECAP na Avenida da Liberdade, 532, São Paulo, SP. O evento é aberto aos interessados e as inscrições podem ser feitas pelo email pnbe@pnbe.org.br.
Alckmin exporá sobre as transformações da sociedade global, os impactos dessas transformações macroeconômicas na sociedade brasileira, os cenários político-econômicos que permeiam a nação e o desafio de se atuar por um novo processo civilizatório.
Para a coordenação do PNBE o momento para a conversa é muito apropriado. A disrupção política num ambiente de antagonismo partidário, de supressão de valores sociais e costumes, influenciada ainda por depressão econômica tornam mandatório que se amplie o diálogo para contenção de fissuras que ameaçam o bem-estar. Por meio da série de encontros o Brasil que Queremos, os atuantes no PNBE têm enviado contribuições para a construção de consensos em propostas que subsidiem processo de reformas, como da previdência, do sistema político e da ordem econômica.
O PNBE acredita que o encaminhamento das questões nacionais deve se dar em regime democrático, no qual o processo de discussão tenha por base a possibilidade de participação de todos os segmentos da sociedade, operacionalizada pela negociação; o processo de negociação deve se dar com o compromisso de transparência entre as partes e observância de princípios éticos; a diversidade de opiniões não apenas deve ser respeitada, mas trazida ao debate para enriquecê-lo e legitimá-lo; o conflito é inerente à relação entre as partes sociais e deve ser entendido como indicador de diversidade, e não motivador de ruptura. Este processo deve ter por objetivo o desenvolvimento econômico e a justiça social, com uma melhor distribuição de renda e liberdades individuais plenas; um estado instrumento de realizações dos anseios sociais; uma sociedade organizada economicamente com base na livre iniciativa, na economia de mercado e num mercado interno forte e integrado competitivamente à economia internacional, na qual o lucro seja um instrumento do desenvolvimento, a eficiência econômica um meio para obtenção da qualidade de vida e onde haja respeito aos patrimônios nacionais, sejam humanos, materiais ou ambientais.
Saiba mais
Geraldo Alckmin foi candidato à Presidência da República pelo PSDB, governador do estado de São Paulo entre 2001 e 2006 e de 2011 a 2018. Formado em medicina pela Universidade de Taubaté, iniciou sua carreira política em Pindamonhangaba, onde foi eleito vereador, presidente da Câmara dos Vereadores e prefeito. Depois, foi eleito para a Assembleia Legislativa nas eleições de 1982 e para deputado federal em 1986 e 1990. Em 1988, foi um dos fundadores do PSDB. Entre 1991 a 1994, presidiu o PSDB-SP. Em 1994, elegeu-se vice-governador de Mário Covas. Em 2000, concorreu à prefeitura de São Paulo, sendo derrotado no primeiro turno. Com a morte de Covas, em março de 2001, assumiu o governo e se reelegeu em 2002. Alckmin foi o político que por mais tempo comandou o governo de São Paulo desde a redemocratização do Brasil.
O Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE), fundado em 1987, é a única entidade empresarial não corporativa, que tem como objetivo unir forças na luta por um país melhor, posição que lhe permite lutar por causas como: fortalecimento da cidadania, ética na política, sustentabilidade ambiental, combate ao desperdício e mau uso de recursos no setor público, justiça social, respeito à livre iniciativa e ao empreendedorismo e outras. A entidade atua também por meio de representações junto ao parlamento, redes e fórum empresariais cujos detalhes podem ser conhecidos aqui
A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é uma instituição brasileira de ensino superior, sem fins lucrativos, cujo campo de estudo é gestão de negócios. Fundada em 02 de junho de 1902, a FECAP detém a mais antiga certificação de utilidade pública do Brasil, desde 1915. A instituição também foi a primeira a abrir os cursos de Economia (1934) e Contabilidade (1939) no país. Com mais de 100 anos de atuação na área de ensino, a FECAP, atualmente, oferece os cursos de graduação: Administração, Ciências Contábeis, Economia, Relações Internacionais, Publicidade, Relações Públicas e Secretariado Executivo Trilíngue. Além disso, a FECAP atua em outras esferas da educação, como colégio, especialização, mestrados em Ciências Contábeis e Administração e Centro de Educação Continuada.