CNN Brasil | Os cuidados para os dias das mães durante a pandemia
07/05/2021Valor Econômico | Políticas de prevenção evitam custos com ações judiciais
07/05/2021CUFA Pedreira atende 300 mães solo de 27 comunidades da Zona Sul
7 de maio de 2021
A iniciativa se reveste de grande importância simbólica pela conjuntura social que oprime economicamente as estimadas 11,5 milhões de mulheres brasileiras inteiramente responsáveis por suas casas e a criação de seus filhos
No próximo sábado (8), a Central Única de Favelas (CUFA) dos bairros do distrito de Pedreira, na Zona Sul da cidade de São Paulo, vai homenagear 300 mães solo de 27 comunidades. A iniciativa se reveste de grande importância simbólica pela conjuntura social que oprime economicamente as estimadas 11,5 milhões de mulheres brasileiras inteiramente responsáveis por suas casas e a criação de seus filhos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 8,5 milhões de mulheres saíram do mercado de trabalho no ano passado, sendo a maior massa residente na Grande São Paulo, em comunidades como as atendidas pela CUFA Pedreira. A iniciativa tem o apoio das empresas Dailus, inVicio Fitness Training e da criadora de conteúdo digital Vamos Fazer Juntos.
“Num ato que combina assistência com consciência, vamos distribuir cestas básicas, ovos e itens de beleza para fazer uma data marcante para estas mulheres fortes, demonstrar o quanto são importantes e serem reconhecidas pela personalidade e instinto de lutar por uma vida melhor para os seus filhos”, diz Ramos Jesus, integrante da direção da CUFA Pedreira.
O circuito será em forma de “U”: entrada por um lado e saída pelo outro lado com voluntários organizando e mantendo a fila em afastamento mínimo de um metro entre as pessoas e fiscalizando o uso da máscara. Na entrada será feita medição de temperatura, disponibilizado totem com álcool em gel e cabine de descontaminação. As mães já estão cadastradas e poderão retirar os produtos nos horários pré-determinados.
Programação por bairros:
10h – Parque Sete Campo, Caixa d’agua e Parque Dorotéia
10h30 – Nova Dorotéia, Ferradura, Mandioquinha
11h – Jardim Sossego, Guacuri e Jd. São Carlos
11h30 – BDS, Vila Lola, Rubilene
12h – Joaniza, Parque Primavera, Arrebento
12h30 – Cidade Julia, Novo Pantanal, Jardim Luso, Pantanal, Jardim São Jorge, Jardim Selma, Jardim Rubilene, Favela Neblina, Favela Fumaça, Morro dos Macacos, Jardim Apurá, Missionária
A CUFA Pedreira é integrante da rede CUFA e atende aproximadamente 27 favelas no distrito de Pedreira, onde residem 400 mil pessoas dos quais 95.000 residentes em comunidades. Na área, a associação enfrenta diferentes questões como saneamento básico, alimentação, saúde, educação, entre outras, direitos garantidos pela Constituição aos quais os cidadãos da região não têm acesso ou lidam com serviços precários. Com a pandemia, a entidade tem realizado ações emergenciais onde a arrecadação de alimentos e produtos de limpeza e higiene são as principais necessidades.
https://jornalveracidade.com.br/cufa-pedreira-atende-300-maes-solo-de-27-comunidades-da-zona-sul/