G1: Alteração na poupança é necessária para baixar juros, dizem economistas
03/05/201214º Congresso ANEFAC terá como palestrante Dra Vera Cordeiro
04/05/2012Iniciativa traz para o Brasil curso do IIBV (International Institute of Business Valuers) e é o primeiro curso resultado do trabalho do CBAN (Comitê Brasileiro de Avaliadores de Negócios) da Anefac
Os ativos intangíveis estão recebendo enfoque especial desde a adoção das normas contábeis aos padrões do International Financial Reporting Standards (IFRS) no Brasil e das instruções do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). Sua abordagem vem sendo bastante requisitada no mercado nacional desde então. Não bastasse isso, a aplicação das técnicas de avaliação sofre permanente reciclagem, apresentando sempre novos desafios para contadores, gestores, auditores, reguladores e avaliadores.
Atenta a esses fatos, a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC), por meio do CBAN (Comitê Brasileiro de Avaliadores de Negócios), trouxe para o Brasil o curso IIBV 301: Avaliação de Ativos Intangíveis, o que será oferecido por uma das principais instituições do setor, o Instituto Internacional de Avaliadores de Negócios (International Institute of Business Valuers – IIBV). O curso acontecerá em realização conjunta com a Faculdade FIPECAFI, mantida pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras,de 13 a 15 de junho de 2012, das 8h30h às 18 horas, na Rua Maestro Cardim, 1.170 – Bela Vista – CEP: 01323-001 – São Paulo/SP. (Próximo à Avenida Paulista e das estações Paraíso e Vergueiro do Metrô). O valor do curso é de R$ 3.700,00 (associado) e R$ 4.200,00 (não associado). Inscrições e informações: Jane Custódio – jane@anefac.com.br. Tel: (11) 2808-3266.
O IIBV é formado pela união de duas tradicionais sociedades de avaliação (American Society of Appraisers – ASA e Canadian Institute of Chartered Business Valuers – CICBV), em colaboração permanente também com os padrões do International Valuation Standards Council (IVSC), órgão que estabelece padrões de avaliação internacional baseados nas normas do IFRS.
Desenvolvido por uma equipe de profissionais altamente experientes e com profundo conhecimento de avaliação em ativos intangíveis para relatórios financeiros, este é um curso avançado, nos princípios-chave da avaliação de ativos intangíveis e nas aplicações reais das técnicas e métodos de avaliação.
Programa
• A importância dos ativos intangíveis;
• História, cenário e razões para avaliar;
• Interesses em torno da avaliação de IPR&D (In-Process Research and Development) – pesquisa e desenvolvimento em andamento;
• Assuntos relevantes nos relatórios financeiros;
• Pré-requisitos de auditoria;
• Métodos de Avaliação: teoria, aplicação e pontos-chave:
* Fluxo de caixa descontado;
* Dispensa de Royalty (Relief from Royalty);
* Ganhos Excedentes (Excess Earnings);
* Abordagem de custo.
• Participantes do mercado x Premissas específicas das empresas;
• Principal ativo gerador de renda: clientes ou tecnologia;
• Vida útil e amortização;
• Encargos de Ativos Contributivos – (Contributory asset charges).
CURRÍCULO DO INSTRUTOR:
Raymond D. Rath é analista financeiro juramentado do Chartered Financial Analist (CFA) e avaliador Senior credenciado pela American Society of Appraisers (ASA) nas áreas de avaliação de negócios e de ativos intangíveis. Na ASA atua como secretário do Comitê de Avaliação de Negócios, tendo já ocupado diversos cargos administrativos, inclusive o de vice-presidente regional em Los Angeles.
Profissionalmente, atua como diretor da PwC em Los Angeles nas áreas de seguro, serviços de transação com contabilidade e como consultor em Avaliação e em Relatórios Financeiros. Bacharel em Administração (Business Administration) pela Universidade de Kansas, concluiu seu MBA na Universidade da Califórnia do Sul. Com 30 anos de experiência em avaliação, elabora projetos de avaliação para demonstrações financeiras e operações tributárias e para projetos de litígios. As avaliações incluem empresas de negócios, várias participações em seguros, ativos intangíveis e contingências de reivindicações e passivos.
Extremamente ativo em avaliação de relatórios financeiros, organizou e moderou seis Conferências para a ASA sobre Valor Justo (Fair Value), e conduziu a produção de dois cursos de avaliação para a ASA em Avaliação de Ativos Intangíveis e Tópicos Especiais em Avaliação de Ativos Intangíveis, sendo o principal Instrutor destes cursos.