Projeto de lei para seguros deve ser mais abrangente
03/09/2018Melhores esforços vão além da boa fé nos contratos comerciais
14/09/2018
Candidatos que tentam pela primeira vez a eleição ao legislativo, vistos como renovação na política, e candidatos já eleitos, seja por uma comunidade ou por várias delas, em que atuam como intermediários de interesses locais, estarão juntos em debate para discutir sobre como os eleitores escolhem e votam nos seus candidatos, na segunda, 17 de setembro, das 8h30 às 11h, no auditório da FESPSP, Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque – São Paulo – SP. As visões vão ser apresentadas a empreendedores do PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais, e a dirigentes, professores e universitários da FESPSP – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, as instituições responsáveis pela iniciativa.
Os candidatos convidados e confirmados são Malu Molina (PDT), aluna da FESPSP; Bruno Ramos (PT), aluno FESPSP; Eliseu Gabriel (PSB) e Lívio Giosa (PSD). A confirmar presenças de Kayo Amado (Rede Sustentabilidade), e candidatos do PSDB e PTB.
Para participar é importante inscrever-se previamente aqui ou obter mais informações no e-mail pnbe@pnbe.org.br. Para acompanhar a transmissão ao vivo acesse aqui.
De acordo com os realizadores, o foco do debate é o processo de escolha de candidatos ao legislativo pelos eleitores, com discussão das questões críticas para renovação dos legislativos. Além de destacar a importância política do Poder Legislativo, e a dependência do Governo de uma “base aliada”. A população quer e espera mudanças nas eleições gerais de outubro, mas as perspectivas são opostas. O debate se propõe exatamente a discutir desejo versus realidade.
Um item a ser discutido é o entendimento sobre a diferença da eleição dos parlamentares em relação à do Presidente da República. O candidato ao Poder Executivo é eleito nacionalmente, cada eleitor, representa um voto. No caso dos Deputados Estaduais e Federais, e Senadores, eles são eleitos em cada unidade da federação, com uma visão estadual ou apenas local, que, na maioria das situações, tende a predominar sobre o interesse nacional.
Como o Brasil concentra os recursos nos governos, em especial em Brasília, o deputado atua para intermediar os interesses imediatos dos moradores de determinadas regiões, e não os interesses gerais do País ou do Estado. Em troca dessa intermediação consegue o voto do eleitor, mantendo-se a fidelidade eleito-eleitor, garantindo a reeleição. Por outro lado, há uma rejeição generalizada aos atuais políticos e à corrupção na política. Consequentemente nasceu o desejo imensurável na sociedade por Renovação. A questão é, como alcançá-la?
Saiba mais sobre os realizadores
O PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais, nasceu há 31 anos com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento da Democracia pela conscientização política de empresários e empreendedores de qualquer setor ou porte, mediante a sua participação no processo de discussão e decisão das questões relevantes para sociedade e do país, afastando-se daquelas de caráter corporativo. Tem como atribuição debater e opinar sobre questões de interesse nacional, influenciar políticas públicas e reivindicar soluções.
A FESPSP – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, fundada em 1933, é pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, sendo a sua missão produzir, reconstruir e disseminar conhecimentos para formar cidadãos capazes de contribuir significativamente para o processo de desenvolvimento social do País. Pauta-se pelos seguintes princípios: valorização do ser humano; reconhecimento da necessidade de construção de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos; respeito à autonomia e à liberdade de expressão; compromisso com a sociedade em que se insere.