Monitor do Mercado | Setor de serviços derruba projeções de crescimento para o ano
05/04/2022Diário do Comércio | Acordo da Receita beneficia excluídas do Refis que pagavam em dia
08/04/2022Combustíveis e fertilizantes são culpados por 30% da inflação em março
Por Artur Scaff
Os aumentos do diesel, da gasolina e dos fertilizantes respondem por 30% da inflação de março, segundo a FGV (Fundação Getulio Vargas). Todos estes produtos foram impactados pela guerra na Ucrânia.
- Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.
O conflito entre Ucrânia e Rússia, dois dos produtores mais relevantes de fertilizantes e exportadores de petróleo do mundo, fez com que a oferta destes produtos diminuísse, pressionando seus preços.
Por conta da alta, o IGP-DI (que mede a variação mensal de preços) saiu de 1,50% em fevereiro para 2,37% em março.
O IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo) também sofreu forte influência dos derivados de petróleo na variação mensal de fevereiro para março, com destaque para o diesel (que saiu de 2,70% em fevereiro, para 16,85% em março), a gasolina (de 1,71% para 12,69%) e os adubos e fertilizantes (de -5,21% para 7,97%).
O aumento do preço de fertilizantes pode alcançar 32% ainda este ano, segundo levantamento da CNS (Confederação Nacional de Serviços).
A Rússia é a maior exportadoEm 2019, a Rússia foi responsável por 13,4% da produção mundial de petróleo e por 18,4% da produção de gás natural, com destino preferencial para a Europa.
Artur Scaff é é repórter do Monitor do Mercado.
https://monitordomercado.com.br/noticias/28756-produtos-afetados-pela-guerra-na-ucrania